Com gol no minuto 90, sérvios viraram o jogo pra cima dos portugueses, que fizeram mais uma atuação apática
No Estádio da Luz complementamente cheio, Portugal poderia até empatar contra a Sérvia para garantir a vaga na Copa do Mundo de 2022. No Grupo A, ambos estavam empatados em pontos, porém com vantagem lusa no saldo de gols. Do outro lado, os sérvios contaram até com estímulo extra de Aleksandar Vucic, presidente do país, que prometeu 1 milhão de euros em caso de classificação para o Mundial.
E o jogo começou da melhor forma possível. Logo aos 2′, Bernardo Silva roubou a bola na saída e serviu Renato Sanches. O meia português não desperdiçou e fuzilou para abrir o placar e incendiar os adeptos que estavam no estádio. Contudo, foi só isso que se viu da seleção de Fernando Santos neste domingo (14).

A partir do gol, os comandados de Dragan Stojković controlaram por completo o primeiro tempo até empatarem. Chegavam com facilidade e de diferentes formas na baliza portuguesa. Era em troca de passes, invertidas de bola e, principalemnte, pela jogada aérea tão característica dos sérvios.
Porém, foi de um chute da entrada da área que igualaram o marcador. Tadić arriscou, a bola desviou em Danilo e Rui Patrício aceitou. Bem verdade que o toque dificultou a defesa do arqueiro português, mas foi um frango numa altura que não se pode acontecer.
Na segunda parte, a Seleção das Quinas até equilibrou o jogo, mas sem oferecer perigo e sem muita organização tática e coletiva dentro de campo. Enquanto, a Sérvia empilhava atacantes, Fernando Santos preenchia o meio campo para segurar o placar. Isso até os 90 minutos, quando, em cruzamento sob medida, Mitrović cabeceou sozinho para o fundo das redes para delírio dos sérvios e uam mistura de desilução e inconformismo dos portugueses.

Para quem acompanha o diário da Seleção Portuguesa, não era de ficar tão assustado pela derrota e consequente perda da vaga direta para o Mundial. Portugal realmente tem uma das melhores gerações de sua história que é superior aos bons nomes sérvios, porém não apresenta organização tática nos jogos. É neste ponto que a Sérvia é superior, sendo uma equipe muito mais ordenada, com variação e que sabe o que fazer em campo.
Fernando Santos é o treinador que mais venceu na história portuguesa, porém já atingiu o seu ápice no comando e não consegue entregar mais à equipe. Ainda há tempo para chegar à Copa, mas precisa rever seus conceitos, organização e quem está no comando. Sem dúvidas que há talentos, porém não estão sendo aproveitados. Imagina esta geração ficar fora do Mundial? Era impensável, mas é possível e será, sem dúvidas, um choque para os amantes do futebol.
Agora, resta ficar na espera do dia 26 de novembro, data que será realizado o sorteio do Play Off. Desta vez, serão dois jogos de repescagem a serem realizados nos dias 24/25 e 28/29 de março de 2022.
Por fim, pelo outro jogo do grupo, a Irlanda venceu Luxemburgo por 3 a 0 e finalizou o Grupo A das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, que teve a Sérvia como grande vencedora.