Com as atualizações do ranking da UEFA, clubes portugueses terão menos uma vaga na Liga dos Campeões
O fim da temporada 2022/23 decretou o Benfica campeão português. De quebra, os encarnados garantem vaga na próxima fase de grupos da Liga dos Campeões como cabeça de chave – o que, em tese, dá um sorteio mais acessível. Porto e Braga acompanham na elite europeia. Sporting na Liga Europa, com Arouca e Vitória na Liga Conferência. Este é o cenário das equipes portugueses para a temporada 2023/24, quando o país ocupa o 6° lugar no ranking das ligas europeias.
Veja as vagas europeias em Portugal para a temporada 2023/24:
- Benfica – fase de grupos na Liga dos Campeões
- Porto – fase de grupos da Liga dos Campeões
- Braga – 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões
- Sporting – fase de grupos da Liga Europa
- Arouca – 3ª pré-eliminatória da Liga Conferência
- Vitória de Guimarães – 2ª pré-eliminatória da Liga Conferência

Mudança nos próximos anos
Entretanto, o cenário será diferente para a temporada 2024/25. Conforme o ranking da UEFA leva em consideração os resultados dos clubes de cada país nas cinco edições anteriores, Portugal foi ultrapassado pela Holanda, caindo de sexto para sétimo. O principal impacto é a perda de uma vaga direta na Liga dos Campeões. Com isso, esta passa a ser a divisão de vagas:
- Campeão Português – vaga direta na Liga dos Campeões
- 2° colocado do campeonato – 3ª pré eliminatória da Liga dos Campeões
- 3° colocado no campeonato – fase eliminatória da Liga Europa
- 4° colocado no campeonato – vaga direta na Liga Conferência
- Campeão da Taça de Portugal – vaga direta na Liga Europa*
*Vale destacar que as vagas são distribuídas de acordo com a hierarquia das competições. Ou seja, caso o vencedor da Taça de Portugal já esteja classificado para a competição via campeonato, a vaga será destinada para o time abaixo na tabela.

Existe também a possibilidade de Portugal ter uma vaga extra. Isso acontece caso o campeão da edição anterior seja um clube português. Logo, o time não precisará usar a vaga via campeonato. No cenário atual é improvável, mas não possível.