Benfica, Porto e Braga na Champions e Sporting na Liga Europa; veja as vagas portuguesas
Fim de temporada e caminhos traçados para os seis clubes portugueses que representarão o país em nível internacional na temporada 2023/24. Com o 38° título português, o Benfica está garantido de forma direta na fase de grupos da Liga dos Campeões, assim como o vice-campeão Porto. A principal diferença é que os campeões entram como cabeças de chave.
Já o Braga, terceiro colocado, precisará passar por uma eliminatória até chegar a fase principal da maior competição europeia. Os bracarenses ingressam na 3ª pré-eliminatória. A última participação do clube foi na Champions foi na temporada 2012/13, quando ficaram na lanterna do grupo que tinha também o Manchester United (Inglaterra), Galatasaray (Turquia) e o Cluj (Romênia).
Confira todas as vagas:

O Sporting é o único representante português na Liga Europa 2023/24. Em Portugal, a vaga na competição é dada ao campeão da Taça de Portugal. Contudo, nesta temporada, a final será realizada entre Porto e Braga, porém, com ambos já tendo conquistado lugar na Liga dos Campeões, a vaga é direcionada ao campeonato. Por isso, os Leões herdam a vaga por terem terminado na 4ª colocação. Em 2022/23, o Sporting também disputou a competição, após ficar em 3° lugar na Champions. No fim, foi eliminado nas quartas para a Juventus.
Por fim, o Arouca (na 3ª pré-eliminatória) e o Vitória (na 2ª pré-eliminatória) são os clubes de Portugal na Liga Conferência da UEFA. Detalhe é que a equipe de Arouca está na sua segunda participação em competições europeias. A primeira foi em 2016/17 nas fases eliminatórias da Liga Europa, quando passou pelo Heracles, da Holanda, porém eliminados na fase seguinte pelos gregos do Olympiakos. Já os vitorianos voltam, um ano depois, a disputar a competição após serem eliminados pelos croatas do Hajduk Split na 3ª eliminatória.