Após quatro anos os encarnados voltam a conquistar o título nacional; o jogo decisivo contou vitória por 3 a 0 em casa
Diante do Estádio da Luz lotado, o Benfica venceu o Santa Clara por 3 a 0 e se sagrou campeão nacional da temporada 2022/23. É a 38ª conquista do clube no campeonato português. Os gols da vitória foram marcados por Gonçalo Ramos, Rafa Silva e Grimaldo, de pênalti. Inclusive, este foi o último jogo do lateral espanhol que ruma para os alemães do Bayer Leverkusen.

Equilíbrio. O Benfica teve o melhor ataque da competição, com 82 gols marcados, e também a melhor defesa, sofrendo apenas 20 gols nos 34 jogos disputados
O Benfica volta a conquistar o campeonato nacional após quatro anos. A última conquista havia sido na temporada 2018/19 sob o comando de Bruno Lage. Naquela edição, o suíços Seferović foi o artilheiro, com 23 gols, e o melhor jogador do campeonato foi Bruno Fernandes, do Sporting.
Com o título, o Benfica garante também a vaga no Pote 1 da Liga dos Campeões. Porto e Braga também tem vagas garantidas na maior competição europeia. A diferença é que os brácaros começarão na 3ª fase pré-eliminatória. O Sporting está garantido na Liga Europa, enquanto Vitória de Guimarães e Arouca estão na Liga Conferência da UEFA.
Na parte debaixo, Santa Clara e Paços de Ferreira estão rebaixados e dão lugar ao Moreirense, campeão da Segunda Liga, e Farense. Marítimo (antepenúltimo da primeira divisão) e Estrela Amadora (terceiro colocado na segundona) fazem o mata-mata que decide o último participante da próxima edição do Campeonato Português. Até lá!