A última presença de uma equipe portuguesa entre as quatro melhores foi na temporada 2003/04, quando o Porto foi campeão
O Benfica pode recolocar uma equipe portuguesa entre as quatro melhores da Europa após 19 anos. A última vez que aconteceu foi na temporada 2003/04, quando o Porto – comandado por José Mourinho – não só chegou na semifinal, mas como foi campeão daquela edição. Agora, em 2023, caso avance diante da Inter de Milão, o Benfica deixará esse tabu de lado.
Confira histórico completo:
*Vale lembrar que o recorte analisado é referente ao atual formato da Liga dos Campeões, válido desde a temporada 1992/93.
Desde 2003/04, Porto e Benfica se revezaram com as melhores campanhas portuguesas: sempre parando nas quartas de final. Os encarnados somam nove aparições nas quartas (contando com a temporada atual), enquanto os Dragões tem quatro presenças.
Na lista, o Sporting não aparece. O melhor desempenho dos Leões foi chegar até as oitavas de final, feito que foi alcançado tanto em 2021/22 (eliminado para o Manchester City), quanto em 2008/09 (eliminado para o Bayern de Munique).