Portugal terá pela frente velhos conhecidos – e com ótimo retrospecto – em busca do bicampeonato europeu; estreia do treinador será diante de Liechtenstein
Portugal terá pela frente Bósnia e Herzegovina, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechtenstein no Grupo J das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, que será realizada na Alemanha. As partidas das eliminatórias serão realizadas entre março e novembro de 2023. Já a fase final da competição, terá início em 14 de junho de 2024, em Munique, com a decisão em 14 de julho, em Berlim.
A classificação para a Euro2024 será o primeiro desafio do treinador Roberto Martínez no comando de Portugal. O espanhol assumiu após a demissão de Fernando Santos após a Copa do Mundo do Catar e tem contrato até 2026.

+ Roberto Martínez fará a 1ª convocação por Portugal; relembre outras primeiras convocações
Qual formato das eliminatórias?
Dentro de cada grupo, as seleções jogam entre si em casa e fora. Os dois primeiros avançam diretamente à fase final da Eurocopa. Já as três vagas restantes serão decididas via play-off.
Vale lembrar que a Alemanha já está garantida na fase final por ser o país anfitrião. Pelo outro lado, a Rússia sequer participou do sorteio por conta da decisão da UEFA de suspender todas as equipes russas diante da invasão à Ucrânia.
Cinco pares de países não se podiam defrontar. Esses pares não podiam ser incluídos no mesmo grupo: Armênia/Azerbaijão, Bielorrússia/Ucrânia, Gibraltar/Espanha, Kosovo/Bósnia e Herzegovina e Kosovo/Sérvia;
Curiosidades dos adversários
Adversário na estreia, Liechtenstein nunca venceu Portugal. Na história do confronto são 6 vitórias para os portugueses e um empate. A última partida foi um amistoso, em 2009, vencido pelas Quinas por 3-0, com dois gols de Hugo Almeida e outro de Raul Meireles. Liechtenstein também esteve no caminho português nas eliminatórias para a Euro de 1996 e 2000.
Luxemburgo é um oponente bem frequente para o torcedor lusitano. São 19 confrontos na história, com ampla dominância portuguesa: 17 vitórias, um empate e uma derrota. O último jogo entre as equipes foi em 2021, com vitória de 5-0 para Portugal nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. A única vitória luxemburguesa foi um 4-2, em 1961.
Portugal nunca perdeu para a Bósnia em competições europeias. Ao todo, foram 4 jogos, com 3 vitórias portuguesas e um empate. E não foram confrontos aleatórios. Muito pelo contrário. Em 2010, Portugal garantiu a vaga na Copa do Mundo da África do Sul após eliminar a Bósnia com duas vitórias por 1-0. Dois anos depois voltaram a decidir uma vaga, só que na Euro2012. Depois de um empate sem gols, Portugal venceu por 6-2 e, mais uma vez, eliminou os bósnios.
O favoritismo português aumenta ainda mais, uma vez que a seleção também nunca perdeu para a Islândia. As equipes também dividiram o grupo para as eliminatórias, só que da Euro2012, quando os portugueses venceram as duas partidas. O outro confronto foi na Euro2016, quando Portugal empatou em 1-1 com a Islândia ainda na fase de grupos, com gol de Nani. Competição que terminou com o título inédito de Portugal.
+ Éder: o herói improvável de Portugal
Por fim, a Eslováquia também nunca derrotou Portugal. Dos 4 confrontos na história por competições europeias, são 3 vitórias portuguesas e um empate. Ambos estiveram no mesmo grupo das eliminatórias para Euro2000, com duas vitórias lusas.