Com a contratação de Pepa no Cruzeiro, elite do futebol brasileiro terá número recorde de comandantes de Portugal

Pedro Miguel, mais conhecido como Pepa, será o novo comandante do Cruzeiro após a saída do uruguaio Paulo Pezzolano. Aos 42 anos, o português estava livre no mercado, depois de rescindir com o Al-Tai, da Arábia Saudita.

Esta será a segunda experiência internacional para o treinador, que construiu toda carreira no futebol português. Pepa já trabalhou em diferentes cenários: conseguiu o acesso do Feirense à elite portuguesa, evitou dois rebaixamentos pelo Tondela e conquistou a vaga na Liga Conferência da Europa tanto pelo Paços de Ferreira (5° lugar no campeonato) quanto pelo Vitória de Guimarães (6° lugar). Vale lembrar que a campanha pelo Paços foi a 2ª melhor na história do clube.

Treinadores portugueses no comando das equipes da Série A:

-Pepa (Cruzeiro)

-Abel Ferreira (Palmeiras)

-António Oliveira (Coritiba)

-Vítor Pereira (Flamengo)

-Renato Paiva (Bahia)

-Luís Castro (Botafogo)

-Ivo Vieira (Cuiabá)

-Pedro Caixinha (Bragantino)

*março de 2023

Além dos portugueses, os argentinos Eduardo Coudet, do Atlético Mineiro, e Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, completam a lista de estrangeiros à frente dos times do mais alto escalão do Brasil. Ou seja, metade dos clubes iniciarão sob o comando de estrangeiros. Será o início de um novo padrão na visão dos clubes? Ou é algo temporário? Veremos