Passadas 17 rodadas, a briga pelo título segue firme, porém com novos personagens no topo da tabela; na outra ponta, um Paços de Ferreira em situação bem complicada no rebaixamento
O Tugão chega a sua metade com um Benfica na liderança com 4 pontos de vantagem para o vice-líder Braga e 5 para o Porto, terceiro colocado. Na sequência, em 4°, um Sporting com apenas 32 pontos vem enfrentando dificuldades e busca engatar uma sequência para voltar ao topo da tabela e, principalmente, em uma das três vagas na próxima Liga dos Campeões.
Destaque positivo até aqui é o Casa Pia, equipe recém promovida, que ocupa a 5ª colocação tendo conseguido uma vitória diante do Braga e um empate com o Porto. Na briga pelo rebaixamento, a grande decepção da liga: o Paços de Ferreira. Os castores somam apenas 6 pontos, com uma única vitória.
* Vale destacar que há apenas uma partida em atraso: Estoril e Boavista, que ainda será realizada em fevereiro.
Confere o que rolou de melhor, ou pior, nestas primeiras 17 rodadas:
Artilheiro: Gonçalo Ramos
O atacante do Benfica é o melhor marcador da primeira volta do campeonato. São 12 gols em 15 partidas, além das 4 assistências realizadas, fazendo do atacante português, de 21 anos, uma das principais peças do Benfica de Roger Schmidt. Logo na sequência, destaque para Fran Navarro, do Gil Vicente. Aos 24 anos, o espanhol anotou 11 gols e deu 2 assistências em 17 jogos, com um time de menor investimento como a equipe de Barcelos.
Lista completa dos melhores marcadores:
1° – Gonçalo Ramos (Benfica): 12 golos
2° – Fran Navarro (Gil Vicente): 11 golos
3° – Taremi (Porto): 10 golos
4° – Pedro Gonçalves (Sporting): 9 golos
5° – Ricardo Horta (Braga): 8 golos
6° – Galeno (Porto), Vitinha (Braga) e João Mário (Benfica): 7 golos
Dos 7 golos de João Mário, 5 deles são de grande penalidade – líder nesta estatística na competição.
Melhor assistente: Pedro Porro
Pedro Porro é o principal jogador que contribui para passes para gol na Liga. O lateral-direito espanhol, de 23 anos, já contribuiu com 6 assistências para o Sporting em 14 partidas disputadas, sendo um dos nomes mais decisivos no plantel leonino. Abel Ruiz (Braga), Ivo Rodrigues (Famalicão), Enzo Fernández e Grimaldo (Benfica) vem na sequência, com 5 assistências cada.

O grande destaque da temporada também é o coletivo do Braga capitaneado por Ricardo Horta – maior artilheiro da história do clube. Os bracarenses estão apenas 4 pontos atrás do líder Benfica e na frente de Porto e Sporting na tabela. A segunda colocação lhe garante uma vaga direto na fase de grupos da Liga dos Campeões, quando participaram da última vez na temporada 2012/13.
Outras estatísticas
Melhor ataque: Benfica – 43 gols marcados (média de 2,5)
Melhor defesa: Porto – 11 gols sofridos (média de 0,6)
Pior ataque: Paços de Ferreira – 10 gols marcados (média de 0,6)
Pior defesa: Paços de Ferreira – 32 gols sofridos (média de 1,9)
Com o pior ataque e a pior defesa, o Paços de Ferreira explica bem a situação na última colocação na tabela (18°). São apenas 6 pontos somados, com uma única vitória contra o Rio Ave e e precisarão tirar uma desvantagem de 12 pontos para o 15° colocado, o Famalicão, que é o primeiro fora da zona do rebaixamento. Em 16°, com 14 pontos, está o Santa Clara – zona de repescagem contra o terceiro colocado da Segunda Liga – e, em 17°, o Marítimo, com 13 pontos conquistados.
No registro de guarda-redes, o japonês Kosuke Nakamura, do Portimonense, lidera a estatística de defesas, com 68. Na sequência, Paulo Vitor, do Chaves, com 62, e Luíz Junior, do Famalicão, com 59, são os arqueiros que mais tiveram trabalho nesta primeira volta da competição.
A última rodada da Liga está agendada para o dia 28 de maio de 2023. Até lá será que o Benfica consegue administrar a vantagem e voltar a ser campeão nacional, após três edições? O Braga é a principal ameaça dos encarnados? De quem serão as vagas na Liga dos Campeões? Será que o Paços de Ferreira consegue escapar do segundo escalão? Aguardemos e acompanhe tudo aqui no Futebol das Quinas.