Técnico espanhol, de 49 anos, assume após a saída de Fernando Santos e tem contrato até o fim da Copa do Mundo de 2026
A eliminação para Marrocos nas quartas de final da Copa do Mundo, o baixo desempenho abaixo e o desgaste com o plantel e a torcida culminaram na saída de Fernando Santos da Seleção Portuguesa. Agora, Roberto Martínez terá o mesmo desafio. O espanhol, de 49 anos, vem de oito anos no comando da Bélgica parecida com Portugal: uma geração promissora, mas que vive constantes problemas nos bastidores. O contrato vai até o fim da Copa do Mundo de 2026.
Histórico de Martínez
Roberto chega depois de seis anos no comando da Bélgica. Assumiu em 2016, visando a disputa da Copa do Mundo da Rússia (2018) – tendo o melhor resultado com um 3° lugar e eliminando o Brasil nas oitavas – e terminou o ciclo com a eliminação na fase de grupos no Catar (2022). Neste meio do caminho, eliminou Portugal nas oitavas da Eurocopa de 2020. Apesar de não ter nenhum título com os Diabos Vermelhos, Roberto figurou por muito tempo no topo do ranking de seleções.
A nível de clubes, conquistou dois títulos e ambos no futebol inglês. O primeiro deles foi no comando do Swansea, ao vencer a League One – a popular terceira divisão inglesa. O segundo título foi pelo Wigan, quando venceu a Copa da Inglaterra. O último clube no currículo foi o Everton, antes de ser contratado para a seleção belga.
O espanhol é o 3° estrangeiro a assumir a Seleção Portuguesa. Antes dele, os brasileiros Otto Glória e Felipão comandaram as Quinas. Detalhe: ambos chegaram nas semifinais da Copa do Mundo.
Apresentação do treinador
No mesmo dia do anúncio oficial, 09 de janeiro de 2023, Martínez também concedeu uma entrevista coletiva falando das suas expectativas, de como pretende implementar suas ideias de jogo e se familiarizar com o futebol português. Confira alguns trechos:
“Vou tentar aprender português o mais rápido possível. Estou encantado por representar uma das seleções com mais talento do mundo. Desde o primeiro momento que falei com o presidente, entendi ser o projeto adequado.”
Roberto Martínez
“Temos de ser uma equipa ofensiva e que jogue com alegria.”
Roberto Martínez
“Gostaria de ter um adjunto português, ex-jogador da seleção, para ajudar a conhecer o futebol português.”
Roberto Martínez
Até o final da temporada europeia, Martínez terá 4 jogos no comando da seleção, sendo todos eles válidos pelas eliminatórias para a Eurocopa 2024. Em março, Portugal enfrenta Liechtenstein (23) e Luxemburgo (26). Já em junho, portugueses enfrentam a Bósnia (17) e a Islândia (20).
Bom 2023!