Seleção bateu Suíça por 6-1 e chega entre as oito melhores pela terceira vez na história

Nem o mais otimista torcedor português apostaria em uma goleada da seleção – com certo tom de tranquilidade – em uma fase eliminatória de Copa do Mundo. Nem mesmo o treinador Fernando Santos esperava e contava que a sua estrela funcionaria ao colocar Cristiano Ronaldo no banco e apostar em Gonçalo Ramos como homem gol.

O avançado do Benfica, de apenas 21 anos, estreou como titular e marcou três gols, sendo o primeiro a fazer isto no Catar. Detalhe que Gonçalo foi convocado pela primeira vez justamente na lista final para o Mundial. Foi dele o gol que abriu o placar na goleada por 6-1, que colocou Portugal de volta às quartas da Copa do Mundo. A primeira vez havia sido em 1966, capitaneados por Eusébio, e a segunda, em 2006, já com Cristiano Ronaldo como coadjuvante e Figo como grande estrela.

Gonçalo Ramos marca 3 gols na sua estreia como titular na seleção principal de Portugal

O adeus do ídolo?

Cristiano Ronaldo começou no banco de reservas, pela primeira vez, desde 2008, em um jogo de uma grande competição internacional. CR7 que acumula recordes incríveis como o único jogador a marcar em 5 edições de Copas – quando tirou esse número de Pelé – assume agora outro papel dentro do plantel português.

Cristiano Ronaldo atrai atenção ao iniciar a partida contra a Suíça no banco de reservas

Agora é Marrocos!

Nas quartas de final, Portugal terá pela frente a seleção de Marrocos, que eliminou a Espanha nos pênaltis (3-0) após empate sem gols no fim da prorrogação. O heroi da partida foi o goleiro Bono, que defendeu as cobranças de Busquets e Soller, além da bola na trave de Sarabia.

Este confronto que já aconteceu no último Mundial. Em 2018, na Rússia, Portugal e Marrocos se defrontaram pela 2ª rodada da fase de grupos. Na ocasião, portugueses venceram por 1 a 0, com gol de Cristiano Ronaldo. As Quinas avançaram em 2° no grupo (atrás apenas da Espanha) e acabou sendo eliminada para o Uruguai nas oitavas. Já Marrocos, ficou em último na chave que ainda contava com o Irã.

Portugal contra Marrocos em 2018: Rui Patrício; Cédric, Pepe, Fonte, Guerreiro; William Carvalho, João Moutinho (Adrien Silva), Bernardo Silva (Gelson Martins), João Mário (Bruno Fernandes); Gonçalo Guedes e Cristiano Ronaldo.

O outro confronto histórico entre as seleções aconteceu em 1986, quando Marrocos venceu por 3-1, estabelecendo a primeira vitória marroquina em Copas.