No jogo de ida, em Alvalade, o Porto havia vencido por 2 a 1 com gols de Taremi e Evanílson. Jogando em casa, os dragões venceram por 1 a 0 e confirmaram a passagem para a final
Nessa quinta (21), o Sporting tinha a missão de reverter fora de casa a derrota de 2 a 1 sofrida no dia 2 de março. Contudo, no Estádio do Dragão, os Leões tentaram, mas acabaram sendo derrotados por 1 a 0. O gol da partida foi marcado por Toni Martínez no minuto 82.
O time comandado por Sérgio Conceição vai buscar o seu 18° título na competição, enquanto o Tondela buscará a sua maior conquista. Até então o maior troféu da história do tondelenses é a Segunda Liga de 2014/15.
O grande nome do Porto na competição continua sendo Evanílson. O atacante marcou gol em todos em 5 dos 6 jogos desta edição. Aos 22 anos, o brasileiro ex-Fluminense tem 7 gols em 6 jogos, com destaque para os dois diante do Benfica nas oitavas de final.
Na decisão, o Porto enfrentará o Tondela. A equipe de Viseu, que luta contra o rebaixamento no campeonato, eliminou o Mafra, da Segunda Liga, e disputará a primeira final da história do clube. Os tondelenses venceram a primeira partida por 3 a 0 e, fora de casa, empataram em 1 a 1 diante do Mafra.
No dia 22 de maio, em jogo único no Estádio do Jamor, teremos os Beirões contra os Dragões pela Taça de Portugal, a prova rainha do futebol português.