Na manhã desta sexta-feira (18), em Nyon, na Suíça, foram realizados os o sorteio dos confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões
O Benfica é o único representante português na maior competição entre clubes do mundo. Depois de eliminar o Ajax, os encarnados estão de volta às quartas depois de 6 anos. Como não houve restrição de confrontos nesta fase, os encarnados poderiam enfrentar qualquer dos outros 7 classificados. Porém, assim como nas oitavas, o Benfica não contou com a sorte e enfrentará os ingleses do Liverpool. O primeiro jogo será no Estádio da Luz.
Olhando o histórico do duelo, o Liverpool tem vantagem. Ao todo, foram 10 jogos, sendo 6 vitórias inglesas e 4 portuguesas. O curioso é que não houveram empates na história do confronto.
Levando em consideração o universo Liga dos Campeões, os números melhoram ainda mais para os Reds. Foram 4 embates sendo 3 vezes o Liverpool eliminando o Benfica. Mas se vale de esperança para o benfiquista, a última eliminatória pela Champions foi favorável à Portugal. Em 2005/06, o Benfica conseguiu vencer duas vezes. Em Lisboa, Luisão marcou o único gol da partida e, nas terras da rainha, Simão Sabrosa e Miccoli fizeram o 2 a 0 que garantiu a única classificação do Glorioso diante do Liverpool.
O embate mais recente foi pela Liga Europa. Em 2009/10, o Benfica até venceu o primeiro jogo em Lisboa por 2 a 1, mas na volta foi goleado por 4 a 1 e deu adeus à competição
Esse confronto vermelho dos dois lados tem 8 troféus em jogo. Com 7 finais de Champions, os encarnados já venceram 2 títulos. Já os Reds são os maiores vencedores ingleses com 6 conquistas, sendo a mais recente na temporada 2018/19 sob o comando de Jürgen Klopp.
Confira todos os confrontos e o caminho até a final:

Os jogos de ida das quartas de final acontecem nos dias 5 e 6 de abril, e as partidas de volta, estão marcadas para a semana seguinte, nos dias 12 e 13 de abril. Os vencedores de cada confronto, avançam e disputarão as semifinais entre os dias 26 e 27 de abril e 3 e 4 de maio.
Por conta da invasão russa à Ucrânia, a UEFA decidiu que a final da Liga dos Campeões não será mais no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, mas sim no Stade de France, em Paris
A grande decisão da edição 2021/22 será no dia 28 de maio. Como vocês viram, o histórico e o momento atual mostram o abismo entre os clubes, tanto a nível financeiro quanto técnico/tático. Por isso, será difícil para o Benfica avançar, mas também era contra o Ajax nas oitavas. Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos.