Confira o resumo da 18ª rodada do Campeonato Português
A primeira metade do campeonato já sei foi. Agora, na segunda parte da Liga Portuguesa será que veremos muitas mudanças no que presenciamos até aqui? Esta 18ª não nos reservou muitas surpresas.
Perdeu alguma coisa do primeiro turno? Confere a nossa análise da primeira metade do Portuguesão!
Benfica 1×1 Moreirense
O primeiro grande a entrar em campo foi o Benfica. No sábado (15), o Estádio da Luz esteve cheio na expectativa de ver um novo Benfica sob o comando de Nelson Veríssimo. Não foi o que aconteceu e esteve longe. As Águias apresentaram os velhos problemas de criatividade, repertório ofensivo e esbarrou em falhas individuais contra o time de Ricardo Sá Pinto.
E quem saiu na frente foi o time visitante depois de trapalhada da defesa encarnada. Aos 61′, Otamendi cortou, a bola explodiu em Gilberto e foi lentamente para o fundo das redes. Benfica ficou na reclamação pois, no lance, a posição do atacante Rafael Martins é duvidosa. Apesar de não encostar na bola, ele tenta a cabeçada.
Os encarnados fizeram até uma postagens nas suas redes sociais sobre a influência do VAR.
O Benfica reagiu rápido. No lance seguinte foi a vez de outro erro defensivo, só que do lado do Moreirense. A bola rebateu e sobrou para Darwin Nuñez. O atacante uruguaio – e agora artilheiro isolado da Liga – não desperdiçou e mandou, pela 14ª vez, para o fundo das redes. Mas ficou por isso só. As Águias pressionaram, mas muito mais na vontade do que na organização. Mais uma vez, deixaram a Luz sobre vaias e mais dois pontos pelo caminho.
Vizela 0x2 Sporting
No domingo (16), o Sporting visitou o Vizela e não teve maiores sustos. Depois de 9 jogos sem marcar, Pedro Gonçalves abriu o marcador aos 28′, depois de excelente triangulação com Paulinho e Sarabia. Antes do intervalo, a paciência e disposição tática do time de Rúben Amorim deu mais um resultado. Na troca de passes por um bom tempo, foi aberto um espaço na defesa vizelense e Daniel Bragança aproveitou para marcar o segundo e dar os números finais ao jogo.

Depois da primeira derrota no campeonato para o Santa Clara (3×2) na última rodada, o Sporting mostrou que foi apenas um ponto fora da curva. A equipe mantém os padrões de organização e exibição, mostrando que seguirá firme na defesa do título. A diferença em relação a temporada passada é um plantel mais robusto que permite à Ruben Amorim mesclar e brigar firme em todas as frentes. Os Leões seguem vivos em todas as competições: Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões.
Belenenses SAD 1×4 Porto
No Estádio Nacional do Jamor, o Porto teve um confronto com o seu antagonista. O Belenenses SAD é o lanterna e soma apenas 11 pontos na competição. A disparidade é tão grande que, antes do jogo, a diferença de pontos entre ambos era de 36 pontos – e que viria aumentar.
O jogo começou fora do script. Aos 13′, Camará abriu o placar para o BSAD. O time segurava bem o resultado até a expulsão de Sithole na primeira meia hora de jogo. A partir daí, ficou insustentável segurar os Dragões. Um hat-trick de Evanílson e um gol Taremi fizeram a reviravolta no placar e desfizeram o início da zebra no confronto.

Neste jogo não foi preciso que Luis Díaz brilhasse, mas a vitória veio porque outro atacante assumiu o protagonismo: Evanílson. Os três gols para o brasileiro garantiram a goleada e a manutenção da vantagem de 3 pontos na liderança para o Sporting. Destaque também para Fábio Vieira que distribuiu três assistências.
Outros resultados:
Boavista 1×1 Gil Vicente
Braga 0x1 Marítimo
Santa Clara 2×2 Tondela
Famalicão 0x0 Paços de Ferreira
Portimonense x Vitória SC (17/01/22)
A 19ª rodada acontece no próximo fim de semana, entre os dias 21 e 23 de janeiro. O confronto que promete chamar os holofotes é entre Sporting e Braga, em Alvalade, no sábado (22).