Mesmo estando duas vezes atrás do placar, o Santa Clara conseguiu a virada e fez história ao vencer por 3 a 2

No Estádio São Miguel, nos Açores, Santa Clara e Sporting fizeram as suas primeiras partidas de 2022 e a última do turno do Campeonato Português. Foi um confronto de opostos, uma vez que os Leões estão em 2º lugar e os Açorianos lutam contra o rebaixamento. Entretanto, desde o primeiro minuto este não foi o retrato do jogo. Muito pelo contrário.

O Santa Clara começou bem a partida. Mostrou organização e levava perigo nos ataques. Entretanto, sofreu um duro golpe aos 10 minutos. Na primeira chegada do Sporting, a bola sobrou para Palhinha que arriscou sem chances para o goleiro Marco. Um chute de fora da área rasante para colocar o 1 a 0 no placar.

Se você acompanha o futebol português, nesse momento deve ter ficado desestimulado em continuar assistindo. Afinal, quando temos um jogo de um ‘grande’ contra um ‘pequeno’, é normal esperar que o grande vença a partida antes mesmo dela começar. E, quando ele consegue abrir o placar logo no início é como praxe que comece a se apostar de quanto será a goleada. Mas, novamente, não foi o que aconteceu.

O Santa Clara manteve a estrutura e organização e ameaça a baliza leonina. Em jogada individual, Lincoln achou Jean Patric livre, que driblou os defensores, mas parou na má pontaria na frente de Adán. No lance seguinte, Sagna cruzou sob medida e, desta vez, Jean Patric não desperdiçou. Cabeceou no ângulo, sem dar chances para Adán.

Na volta do segundo tempo, a visão de jogo de Pedro Gonçalves colocou a bola no pé de Sarabia. O espanhol precisou de apenas um toque para chutar cruzado e balançar as redes. Dava a entender que o brilho da Armada Vermelha – alcunha dos torcedores do Santa Clara – duraria apenas 45 minutos.

Sem tempo de comemorar, no ataque seguinte o Santa Clara empatou. Depois de uma excelente tabela com Jean Patric, o camisa 10 Lincoln recebeu na entrada da área e carimbou as redes leoninas com a perna canhota. Estava restabelecido a igualdade no marcador.

Lincoln foi o cara da partida. Além de comandar o meio do Santa Clara, marcou um gol e deu uma assistência. Reprodução: @playmaker_PT
Lincoln foi o cara da partida. Além de comandar o meio do Santa Clara, marcou um gol e deu uma assistência. Reprodução: @playmaker_PT

Aos 78′, veio a reviravolta. Em jogada de contra-ataque, Lincoln armou a jogada e esperou o momento certo para assistir Ricardinho. O avançado, que entrou no segundo tempo, chutou e marcou o 3 a 2, dando números finais ao jogo.

Esta que foi a primeira vitória dos Açorianos contra o Sporting. Até então haviam se encontrado 12 vezes, com 10 vitórias dos Leões e dois empates.

Reprodução: @CD_SantaClara

Antes do fim, o Sporting ainda teve o jovem Daniel Bragança expulso após pisão em Ricardinho e revisão do VAR. No abafa, Coates, que já estava como atacante, ajeitou para Paulinho chutar rente a trave e mianr qualquer possibilidade do empate. Foi o retrato de uma noite apaga dos Leões nos Açores.

O Sporting havia sofrido apenas 7 gols nas 16 rodadas anteriores. Só no jogo contra o Santa Clara, sofreu 3 vezes. Esse registro é o pior do time nesta temporada.

Com este resultado, o Sporting perde a invencibilidade na competição e poderá ver o Porto abrir vantagem na liderança. Do outro lado, o Santa Clara fez história e ganhou um ânimo para começar 2022 de forma diferente na Liga Portuguesa. Vale lembrar que os Açorianos tem sido uma pedra no sapato dos grandes. Em outubro já havia vencido e eliminado o Porto da Taça da Liga.

Um momento ímpar na história do clube dos Açores que fizeram a sua estreia em competições europeias no início desta temporada, ao disputarem a UEFA Conference League.