Com os últimos finalistas Benfica e Braga de fora, a expectativa é que Sporting e Porto ganhem ainda mais o favoritismo nesta edição

Já se sabem os 8 clubes que mantém a esperança de conquistarem o título da Taça de Portugal da temporada 2021/22. Estas oitavas ficaram marcadas pela quantidade de expulsões e de viradas no placar. Veja como foi a classificação de cada equipe.

A primeira certeza que temos é que a final, que está prevista para o dia 22 de maio de 2022, no Estádio Nacional do Jamor não será uma reedição da última. Isso porque o Braga, atual campeão, foi eliminado para o Vizela. Nuno Moreira abriu o placar logo cedo para vizelenses e os minhotos não tiveram poder de reação. A expulsão de Abel Ruiz no minuto 28 foi deteminante para o resultado do confronto.

Já o Benfica, o outro finalista da última temporada, também ficou pelo caminho. No Clássico diante do Porto, os encarnados foram engolidos pelo time de Sérgio Conceição com um 3 a 0 que foi pouco diante da disparidade do que foi apresentado em campo. Evanílson marcou duas vezes e Vitinha completou o placar. Detalhe é que o primeiro tento portista foi logo antes de completar um minuto de jogo e foi muito comemorado pela torcida do Flamengo que sonha com a volta do treinador Jorge Jesus.

Porto comemora a classificação para as quartas, depois de massacrarem o Benfica. Reprodução: FPF
Porto comemora a classificação para as quartas, depois de massacrarem o Benfica Reprodução: FPF

Classificados: Tondela, Portimonense, Sporting, Vizela, Porto (Primeira Liga), Mafra, Rio Ave (Segunda Liga) e Leça (Campeonato de Portugal)

O primeiro a confirmar a sua vaga foi o Tondela. Os auriverdes saíram atrás do Estoril, mas viraram para 3 a 1 e fizeram história ao garantirem o clube nas quartas da Taça de Portugal pela 1ª vez na história. Mesmo placar do jogo do Mafra, a grande reviravolta desta fase. Perdendo por 1 a 0 e com um jogador a menos, o time da Segunda Liga conseguiu marcar 3x e despachar o Moreirense.

Quem também saiu atrás foi o Sporting. Diante do Casa Pia, os Leões viram João Silva abrir o placar, mas o zagueiro-artilheiro Coates e a estrela de Sarabia reverteram o placar, garantindo os Leões vivos em todas as competições que disputam na temporada.

Os outros 3 classificados conseguiram a classificação nas grandes penalidades. O Rio Ave despachou o Belenenses SAD por 6×5 nos pênaltis, depois do empate por 1 a 1. Placares idênticos para Leça e Paredes, ambos do Campeonato de Portugal (4ª Divisão) com o Leça levando a melhor. Por fim, o Portimonense ficou no empate com o Famalicão, mas venceu por 4 a 2 nos pênaltis e completou a lista das quartas de final.

Lembrando que o vencedor da Taça de Portugal será o representante de Portugal na fase de grupos da Liga Europa. A única restrição é que, caso o campeão já esteja classificado para a Liga dos Campeões, o terceiro lugar do campeonato nacional herda a vaga.