Nesta quinta (23), Porto e Benfica se enfrentam pelas oitavas de final da Taça de Portugal no Estádio do Dragão

Porto e Benfica são os maiores clubes portugueses no quesito títulos tanto no âmbito nacional quanto internacional. Nos últimos anos, são os principais responsáveis por representar o país nas competições europeias e também são os únicos bicampeões europeus. O Benfica venceu de forma consecutiva: 1960/61 e 1961/62, enquanto o Porto carimbou em 1986/87 e 2003/04, a mais recente Liga dos Campeões de Portugal.

Enfim, são inúmeros atributos que credenciam o confronto como “O Clássico” do futebol português. Importante ressaltar que é uma rivalidade que extrapola o esporte, porque estamos falando das duas maiores cidades do país que tem discussões históricas, políticas e até mesmo culturais.

A última partida entre Porto e Benfica terminou empatada em 1 a 1. Pela 31ª rodada da Liga Portuguesa 20/21, Everton abriu o placar para as águias, mas Matheus Uribe empatou para os dragões
A última partida entre Porto e Benfica terminou empatada em 1 a 1. Pela 31ª rodada da Liga Portuguesa 20/21, Everton abriu o placar para as águias, mas Matheus Uribe empatou para os dragões

Antes dessa partida que promete encerrar 2021 com chave de ouro, se liga no retrospecto do clássico:

Retrospecto do clássico

Porto: 97 vitórias (358 gols marcados)

Benfica: 88 vitórias (384 gols marcados)

Empates: 62 empates

Mas já que estamos lidando diretamente com a Taça de Portugal, nada melhor que trazer esses números. Nesse recorte, o Benfica tem ampla vantagem.

Retrospecto pela Taça de Portugal

Benfica: 21 vitórias

Porto: 10 vitórias

Empates: 5 empates

Se serve de alento para o torcedor portista, as marcas melhoram quando a partida é disputada em seus domínios, assim como será nesta quinta (23).

Retrospecto pela Taça de Portugal com o Porto como mandante

Porto: 7 vitórias

Benfica: 3 vitórias

Empates: 3 empates

Olhando para a história, a maior vitória do Benfica fora de casa foi um 3 a 0 nas semifinais da edição de 1973/73. No antigo Estádio das Antas, Nené (2x) e Eusébio marcaram os gols encarnados que perderam para o Sporting na final daquele ano. Já o triunfo mais elástico do Porto jogando em casa foi o 6 a 1 nas semifinais da Taça de Portugal de 1938/39. Curioso é que nessa época a fase era disputada em dois jogos e o Porto goleou na 1ª mão, mas acabou sendo goleado por 6 a 0 na partida de volta e acabou sendo eliminado. Na final, o Benfica perdeu para a Académica de Coimbra.

Desta vez, quem levar a melhor, estará nas quartas de final da Taça de Portugal e manterá o sonho de chegar no dia 22 de maio, no Estádio Nacional do Jamor, para a disputa da grande final.

Além deste confronto eliminatório pela prova da rainha do futebol português, ambos times repetem o clássico na próxima rodada do Campeonato Português, no dia 30/12, no mesmo Estádio do Dragão. Os encarnados vem na 3ª colocação com 37 pontos, enquanto o Porto divide a liderança invicta com os mesmos 41 pontos do Sporting, porém com vantagem no saldo de gols.

Para trazer os dados sobre o histórico do confronto, foi utilizado o site ogol.com como fonte