Saiba o que Porto e Benfica precisam para se classificarem para as oitavas da maior competição de clubes do planeta. O Sporting já está lá
Porto
Nesta terça (07), no grupo B que ficou conhecido por muitos como o grupo da morte, o Porto precisa de uma simples vitória contra o Atlético de Madrid, no Estádio do Dragão, para não depender do outro resultado do grupo. Isso porque, em San Siro, o Milan enfrenta o Liverpool e, em caso de vitória dos rossoneros, o empate não serviria ao emblema portista. E, obviamente, a derrota o eliminará da Champions.

Além de contar com o apoio da sua torcida, o Porto enfrentará um adversário desfalcado. O Atleti só contará com apenas um zagueiro de origem para a partida. Giménez e Savic estão lesionado e Felipe, ex-Porto, cumprirá suspensão nesta rodada. Com isso, Simeone só poderá contar com Hermoso para a linha de defesa.
“O FC Porto tem uma equipa extraordinária, com um trabalho meritório do Sérgio Conceição nos últimos anos. É muito competente a defender e a sair no contragolpe, tem sempre muitos jogadores a pressionar, faz um jogo intenso.”
Disse Simeone na antevisão do jogo, depois de dar o favoristimo ao Porto por ter mais pontos que os rivais diretos
Essas são as contas do Porto que é o clube português que tem melhor representado o país nas últimas edições internacionais. Os dragões avançaram para os oitavos-de-final nas últimas quatro campanhas na fase de grupos.
Sporting
Quem tem a vida resolvida é o Sporting. Nesta terça (07), os Leões vão até Amsterdã enfrentar o Ajax. Este que será o confronto das duas equipes do Grupo C que já estão classificadas para as oitavas da Champions. Os holandeses como vencedores do grupo e os portugueses como segundo colocados.
O Sporting que pode ser considerado uma grande surpresa nesta edição justamente por ter colocado os alemães do Borussia Dortmund na terceira posição, empurrando-os para a Liga Europa. Já quem ficará de fora de qualquer competição europeia são os turcos do Beşiktaş que não somaram nenhum ponto até agora.
No jogo de ida, na estreia desta edição, o Ajax venceu o Sporting por 5 a 1 no Estádio José de Alvalade. Naquele jogo, Haller marcou um poker (4 gols) e entrou na história ao ser o 1º jogador desde Marco van Basten, em 1992, a marcar 4 gols na sua estreia na competição
Para buscar a vingança daquela goleada, Rúben Amorim não poderá contar com os lesionados Jovane Cabral, Rúben Vinagre, João Palhinha e Feddal, além de Coates que testou positivo para Covid-19. Do outro lado, contará com a moral elevada depois da vitória por 3 a 1, fora de casa, no clássico contra o Benfica e a sintonia entre Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves no ataque sportinguista.
Benfica
O Benfica é o único português que não depende só de si para se classificar na Champions. Na quarta (08), os encarnados precisarão vencer os ucranianos do Dínamo de Kiev no Estádio da Luz e contar com que o Barcelona não vença o Bayern na Allianz Arena.

Este é o panorama do grupo que já tem os bávaros como vencedores e os ucranianos na última colocação com apenas um ponto somado, justamente o empate na estreia contra o Benfica. Apesar da boa partida encarnada, o jogo ficou no 0 a 0 com direito a gol anulado dos ucranianos nos acréscimos. Resultado decisivo para o time de Jorge Jesus chegar nesta situação na última rodada, tendo em vista que o Barça conseguiu 6 pontos contra o Dínamo.
O Benfica que chega baleado para a decisão, tendo em consideração a derrota no clássico para o Sporting e as constantes insatisfações por parte da torcida com o treinador Jorge Jesus que até agora não conseguiu aplicar o bom futebol condizente com o tamanho do investimento de quase 200 milhões no plantel.
A grande dúvida para estar partida será a formação de defesa. Sem Veríssimo, JJ tem apostado em improvisar o lateral André Almeida, porém que foi muito mal no clássico ou apostar no jovem Morato para a posição ou até mesmo mudar o esquema para apenas dois zagueiros: Vertonghen e Otamendi. na frente, a dúvida é quem será o responsável pelos gols: Darwin, Seferovic ou Yaremchuk?

Com isso, no fim da quarta-feira (08) teremos os 5 últimos classificados para as oitavas de final que se juntarão à Ajax, Bayern, Chelsea, Inter, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, PSG, Real Madrid e ao Sporting.
O sorteio das oitavas acontecerá na segunda-feira, dia 13 de dezembro, às 8h de Brasília. Como nos anos anteriores, as 16 equipes serão divididas em dois potes: os vencedores e os segundos colocados de cada grupo. Após, será realizado o sorteio, sendo que não poderão se enfrentar times do mesmo país ou que estiveram no mesmo grupo nesta edição.