O Braga, de Carlos Carvalhal, também avançou e com direito a goleada por 6 a 0

A quarta eliminatória da Taça de Portugal não trouxe nenhuma grande zebra para o futebol português. Apesar de algumas dificuldades, Benfica, Sporting e Porto permanecem em busca do título da prova da rainha.

No jogo de abertura na quinta (18), no Estádio do Alvalade, o Sporting venceu o Varzim por 2 a 1 e se garantiu na próxima fase. Apesar do time de Póvoa do Varzim estarem na penúltima posição da Segunda Liga Portuguesa, complicaram a vida dos Leões. Foi preciso da tranquilidade e oportunismo de Pedro Gonçalves para vencerem.

No minuto 67’, Pote aproveitou a sobra do chute de Paulinho e marcou o primeiro. Porém, aos 78’, Heliardo empatou a partida para os visitantes, depois de converter o pênalti cometido por Nuno Santos. No fim, quase ao cair do pano, outra grande penalidade, só que desta vez para os donos da casa. Com calma e com a habilidade de costume, Pedro Gonçalves marcou, tranquilizou os adeptos e garantiu o Sporting na próxima fase da prova da rainha.

No confronto contra o Varzim, Pote completou 50 jogos com a camisa leonina. Nesse tempo, são 32 gols e 6 assistências para a joia portuguesa

Já sexta (20), o Benfica sofreu, mas virou para cima do Paços de Ferreira no Estádio da Luz. Aos 52’, os pacenses abriram o placar com Nuno Santos, meio campo emprestado pelo Benfica.

Depois de minutos de tensão, Grimaldo acertou uma belíssima cobrança de falta com a perna esquerda e empata a partida no minuto 78’. A reviravolta veio com cabeçada de Haris Seferovic, depois de cruzamento Taarabt. O suíço saiu do banco de reservas para marcar após muito tempo parado por lesão. Rafa (87’) e Everton Cebolinha (93’) completaram o resultado de 4 a 1 para os encarnados.

Grimaldo comemora o golaço de falta que marcou diante do Paços de Ferreira na Taça de Portugal
Em belíssima cobrança de falta, Grimaldo empatou a partida e deu um alívio para o torcedor encarnado Reprodução: @SLBenfica

Quem também goleou foi o Braga. O time de Carlos Carvalhal venceu o Santa Clara, lanterna do Campeonato Português, por 6 a 0. Destaque para o poker (4 gols) de Vitinha. Paulo Oliveira e Galeno completaram o resultado no Estádio Municipal de Braga.

Os dragões também golearam e se garantiram na próxima fase. Contra o Feirense, segundo colocado na liga de acesso, o Porto não tomou conhecimento e fez 5 a 1. Uribe abriu o placar logo aos 15’ e Otávio, duas vezes, ampliaram a vantagem ainda na primeira parte. Na etapa complementar, Evanílson e Francisco Conceição marcara para os portistas com Kerwin Vargas fazendo o gol de honra para a equipe de Santa Maria da Feira.

De pênalti, Francisco Conceição marca seu primeiro gol pela equipe principal do Porto. Vale lembrar que o jogador de apenas 18 anos é filho do técnico Sérgio Conceição.

Francisco e Sérgio Conceição abraçados na beira do campo após o gol de pênalti do filho
Francisco e Sérgio Conceição: pai e filho comemoram o gol e a vitória portista Reprodução @FCPorto

A felicidade pela goelada ficou abalada apenas com uma substituição. Otávio precisou sair mais cedo do jogo por conta de dores no joelho esquerdo e torna-se dúvida para a sequência da temporada e, principalmente, para o próximo confronto do Porto diante do Liverpool, em Anfield, pela Liga dos Campeões.

Os três grandes Taça de Portugal agora se juntam à Portimonense, Vizela, Braga, Famalicão, Moreirense, Belenenses SAD, Estoril, Tondela (Primeira Liga), Rio Ave, Mafra, Casa Pia (Segunda Liga), Leça e Paredes (Campeonato de Portugal) na lista de classificados para as oitavas da Taça de Portugal.

O sorteio dos confrontos das oitavas de final será na próxima quinta-feira, 25 de novembro.