Turquia, Polônia, Macedônia do Norte, Ucrânia, Áustria ou República Tcheca será um dos adversários portugueses para chegar ao Catar
Esta terça (16) simbolizou o fim da última data FIFA de 2021. Com ela, a Holanda garantiu a 10ª vaga direta da Europa para a Copa do Mundo de 2022. Agora, os holandeses se juntam à Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Croácia, Inglaterra e Alemanha como seleções europeias já garantidas no Catar.
Com isso, sobraram 3 vagas para os 10 segundos colocados de cada grupo (Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, País de Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia e Macedônia do Norte) e os dois melhores vencedores de grupos da Liga das Nações, que não conseguiram a classificação via fase de grupos. Neste caso, Aústria e República Tcheca.

Portanto, a distribuição ficou a seguinte:
CABEÇAS DE CHAVE: Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia e País de Gales
SEGUNDO POTE: Turquia, Polônia, Macedônia do Norte, Ucrânia, Áustria e República Tcheca
Portugal foi o melhor segundo colocado nesta fase de grupos. Foram 17 pontos e 11 gols de saldo
O sorteio será realizado na sexta-feira, dia 26 de novembro, e definirá tanto as semifinais quanto as finais de cada quadrangular, que definirá as três vagas remanescentes do Velho Continente. Importante frisar que os potes só serão respeitados no primeiro sorteio. Ou seja, Portugal e Itália pode ser um confronto em uma das finais desta repescagem, por exemplo.
Os jogos serão disputados, em partida única, nos dias 24/25 e 28/29 de março, sendo Portugal jogando em casa a primeira partida por ser cabeça de chave e, caso avance, o segundo confronto será definido por sorteio. A única exceção será que Ucrânia e Rússia não se enfrentarão por questões políticas envolvendo ambos os países.