Benfica de Jorge Jesus toma empate no fim, perde a liderança e cai para a terceira posição. Sporting e Porto agradecem
Este sábado (30) foi um dia feliz para o amante do futebol português. Com a próxima semana com confrontos importantes pela Liga dos Campeões, os três grandes de Portugal entraram em campo pela 10ª rodada da Liga Portugal.
Porto 4 x 1 Boavista
O primeiro jogo do dia foi logo o Dérbi da Invicta entre Porto e Boavista. No Estádio do Dragão, os dragões saíram na frente em cabeçada certeira de Luis Díaz. Agora, o colombiano se iguala ao companheiro de time Taremi na artilharia do campeonato com 7 gols. Os axadrezados empataram em belo chute de fora da área de Hamache. E quase viraram com o croata Musa, mas pararam em bela defesa de Diogo Costa. Antes do intervalo, Evanílson acalmou o coração portista ao marcar o 2 a 1, depois de receber belo passe de Taremi.
E a dupla agiu novamente. No segundo tempo, Taremi achou novamente o brasileiro que marcou o seu segundo gol no jogo. No último lance da partida, houve espaço ainda para mais uma bela jogada de Díaz que encontrou a jovem promessa inglesa Loader para marcar, de letra, o 4 a 1.
Com este resultado, o Porto aumenta a invencibilidade no dérbi. O Boavista não sabe o que é vencer os dragões desde 2007, ou seja, há 18 partidas. E, de quebra, assume a liderança da Liga Portugal.

Estoril 1 x 1 Benfica
O Porto assume a liderança porque, em Cascais, no Estádio António Coimbra da Mota, o Benfica ficou apenas no 1 a 1 contra o Estoril Praia. Os encarnados saíram na frente logo aos 2’. João Mário cobrou escanteio na cabeça de Lucas Veríssimo que abriu o placar e marcou o seu 3° gol nesta edição do campeonato.
A partir disso, o Benfica controlou o jogo, mas perdeu inúmeras oportunidades de aumentar a vantagem. Com isso, o Estorilistas foram criando oportunidades e sonhando com o empate, que veio ao cair do pano. Aos 90’, também em cobrança de escanteio, Rosier cabeceou e estabeleceu a igualdade no encontro.
Nas últimas três partidas do campeonato, o Benfica somou uma derrota (Portimonense), uma vitória (Vizela) e um empate (Estoril). Ou seja, fez 4 dos 9 pontos possíveis, perdendo a vantagem que tinha na liderança

Sporting 1 x 0 Vitória SC
Finalizando o sábado de rodada tripla em Portugal, o Sporting recebeu o Vitória SC no Estádio José de Alvalade. E, para não perder o costume, Coates marcou o único gol do jogo e deu a vitória aos sportinguistas. O zagueiro uruguaio chega ao 4° gol na temporada e é o artilheiro da equipe, ao lado de Pedro Gonçalves e Nuno Santos.
O lance do gol foi em cobrança de escanteio. Sarabia cruzou, Paulinho desviou na primeira trave e o uruguaio completou de cabeça. O Sporting marcou outras duas vezes, mas ambos foram anulados. No restante da partida, o time de Guimarães ameaçou, porém não conseguiu romper o sistema defensivo dos Leões.
Com isso, o Sporting divide a liderança com o Porto com 26 pontos, tendo empatado em 1 a 1 no confronto direto, que é o critério de desempate na Liga Portuguesa. Quem saiu perdendo nesta 10ª rodada é o Benfica de Jorge Jesus que caiu da primeira para a terceira colocação.

Agora, os três times pausam no campeonato e focam na 4ª rodada da Liga dos Campeões. Na terça (02), o Benfica visita o Bayern na Allianz Arena. Já na quarta (03), o Sporting recebe o Beşiktaş, em Alvalade, enquanto o Porto vai até o San Siro enfrentar o Milan.