O sorteio impôs confrontos complicados para Benfica e Porto. Os encarnados recebem o Paços de Ferreira, também da primeira divisão, já os dragões enfrentam o Feirense, líder da Segunda Liga

Nesta semana, foram definidos os 16 confrontos da quarta fase da Taça de Portugal. O sorteio realizado na Cidade do Futebol, em Oieras, foi complicado para alguns clubes e mais acessível para outros, mas a verdade é que a taça é traiçoeira justamente por ser em jogo único.

Os jogos desta fase ocorrerão entre os dias 18 e 22 de novembro, sendo logo após a última data FIFA deste ano. Além disso, será no fim de semana anterior à 5ª rodada das competições europeias, ou seja, os grandes precisarão ficar de olhos bem abertos para não pouparem em excesso e acabarem ficando fora da prova da rainha. O Porto, por exemplo, recebe o Feirense dia 20, quatro dias antes de ir até Anfield Road enfrentar o Liverpool.

Confira os 16 confrontos desta fase:

Os 16 confrontos da 4ª fase da Taça de Portugal da temporada 2021/22.
Os 16 confrontos da quarta eliminatória da Taça de Portugal

Aliás, Porto e Feirense é uma partida que promete ser interessante, já que a equipe de Santa Maria da Feira é a líder da segunda divisão com a melhor defesa do campeonato. Outro jogo curioso é entre Benfica e Paços de Ferreira, ambos do primeiro escalão português.

O dérbi entre Moreirense e Vitória SC também será uma partida equilibrada a ser observada, além de Braga e Santa Clara. Estes dois confrontos colocam frente a frente equipes da Primeira Liga Portuguesa.

Repercussão do sorteio

Logo depois de saber que o adversário será o Benfica, o Paços de Ferreira brincou nas suas redes sociais sobre o embate que coloca cara a cara os treinadores Jorge Simão e Jorge Jesus.

Reprodução: Twitter oficial do Paços de Ferreira @fcpf

Isso porque o retrospecto do Paços contra o Benfica não é nada favorável. Das cinco vezes que se enfrentaram pela Taça de Portugal, os pacenses nunca venceram. Ao todo, são 4 vitórias das águias e um empate.

A última ocasião foi na temporada 2012/13, quando se enfrentaram nas semifinais, a única fase da competição que é disputada em dois jogos. Na Mata Real, o Benfica, treinado por Jorge Jesus, venceu o primeiro jogo por 2 a 0 com gols de Lima e Ola John. Na volta no Estádio da Luz, ficaram no 1 a 1. Cardozo marcou para os encarnados e Cícero empatou para o time que na época era comandado por Paulo Fonseca. Após chegar à final desta edição, o Benfica acabou derrotado por 2 a 1 para o Vitória SC, que conquistava o seu primeiro e único título da competição

A grande final desta 82ª edição da Taça de Portugal está marcada para o dia 22 de maio, no Estádio Nacional do Jamor.