O atacante iraniano marca o seu primeiro hat-trick com a camisa do Porto e agora é o artilheiro isolado do Campeonato Português

No Estádio João Cardoso, Porto e Tondela abriram o sábado de futebol na Liga Portuguesa. Os dragões chegavam embalados depois de conseguir a primeira vitória na Liga dos Campeões, depois de derrotar o Milan por 1 a 0. Do outro lado, um Tondela que vinha de três vitórias consecutivas, sendo uma pela Taça de Portugal. No fim, quem levou a melhor foram os portistas.

O jogo começou bem animado. Já aos 4′, Neto Borges, ex-Vasco da Gama, abriu o placar para os donos da casa. O lateral brasileiro desviou a falta batida por Salvador Agra e marcou seu primeiro gol nesta edição do Portuguesão e também o seu primeiro enquanto profissional. Mas, o Porto não demorou para reagir. Aos 20’, o Porto empatou com Taremi. Em bela jogada pela direita, João Mário cruza, a bola passa por Evanílson, mas não pelo iraniano que colocou para dentro.

Taremi comemora um dos seus três gols na partida diante do Tondela
Taremi comemora o primeiro dos seus três gols marcados na vitória diante do Tondela Reprodução: @FCPorto

Já no minuto 28, o momento-chave do jogo. Depois de erro na saída de bola do Tondela, Taremi recuperou e sairia na frente do goleiro até ser derrubado por Iker Undabarrena, volante do time da casa, que viu o vermelho direto. Depois disso, era uma questão de tempo a reviravolta no placar.

E a ela veio ainda antes do intervalo. Otávio sofreu falta na entrada da área e Mateus Uribe cobrou. O goleiro Trigueira deu rebote a bola caiu nos pés de Taremi, que foi, mais uma vez, oportunista e precisou de apenas um toque para virar o placar.

Na segunda parte, o jogo diminuiu a velocidade, porém permaneceu intenso para a equipe de arbitragem. O Tondela reclamou muito de uma expulsão para Pepe. O zagueiro fez uma falta bem parecida com que Iker fez no 1° tempo e acabou recebendo o vermelho direto, mas o defensor portista levou apenas o amarelo.

Do outro lado também houve reclamação. O Porto pediu um pênalti depois de um cruzamento e a bola bater no braço de Neto Borges e depois, em outro lance, cruzamento de Luis Díaz a bola também bateu no braço de Sagnan. Entretanto, em ambas ocasiões o árbitro nada marcou.

O terceiro gol veio em jogada com dedo do treinador Sérgio Conceição. O lance começou com Sérgio Oliveira e Fábio Vieira, que acabavam de entrar em campo. O jovem de apenas 21 anos deu um excelente passe para Taremi marcar e completar o seu hat-trick. Fábio agora é o líder em assistências do campeonato com 4 passes para gol.

Com este resultado, o Porto chega aos 23 pontos e assume provisoriamente a liderança do Portuguesão. Destaque para Taremi que, com os três gols, assume a artilharia isolada do campeonato.