Conheça os detalhes dessa competição que é a mais antiga de Portugal e a que dá a única vaga portuguesa à Liga Europa
Organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, a Taça de Portugal é disputada anualmente por todos os clubes da Primeira Liga, da Segunda Liga, da Terceira Liga, do Campeonato de Portugal e representantes dos Campeonatos Distritais, os vencedores das Taças Distritais e os segundos classificados de cada Campeonato Distrital da temporada anterior.

Com 154 clubes participantes, a Taça é a competição que engloba mais clubes em Portugal, possibilitando confrontos que não se vê todo o dia.
Com todos os times definidos, a cada fase é realizado um sorteio para definir o confronto e o clube que jogará na condição de visitante. Com exceção quando entram os times da segunda divisão entram na 2ª eliminatória e, os da primeira, entram na 3ª eliminatória, que jogam na estreia na condição de visitante contra as equipes de menor escalão. Depois dessa fase, estabelecido o confronto, ele é disputado em jogo único, exceto as semifinais que são disputadas em jogos e ida e volta.
Detalhe é que as equipes B não podem participar da Taça de Portugal como o caso do Benfica B e do Porto B, que disputam a segunda divisão
Palco da grande final
Desde 1946, a final da Taça de Portugal é disputada no Estádio Nacional do Jamor. Desde então, só houveram seis exceções onde a decisão não foi realizada no estádio. As mais recentes foram nas temporadas de 2019/20 e 2020/21 que, por conta do Estádio Nacional não cumprir os requisitos de segurança da pandemia de COVID-19, estas duas finais foram realizadas no Estádio Cidade de Coimbra.
O Estádio do Jamor tem capacidade para 37.500 torcedores, tendo sido projetado em 1939 pelo arquiteto português Miguel Jacobetty Rosa e tendo sido inaugurado em 10 de junho de 1944 pelo então ditador Salazar. O jogo inaugural foi o clássico lisboeta entre Sporting e Benfica pela final da Taça Império, o que viria a ser uma espécie da primeira supertaça do futebol português. Na ocasião, o Sporting levou a melhor ao vencer por 3 a 2 na prorrogação.
Curiosidade é que o estádio recebeu a final da Taça dos Campeões (atual Liga dos Campeões) de 1967 entre Celtic e Internazionale. Os escoceses levaram a melhor ao vencerem por 2 a 1 os italianos.
Tradicionalmente, a taça é entregue ao campeão pelo Presidente de Portugal.

Atual campeão
O atual vencedor é o Futebol Clube do Porto que derrotou o Tondela por 3 a 1 na final disputada no Estádio Nacional do Jamor. Os gols dos dragões foram marcados por Taremi, duas vezes, e Vitinha. Do lado tondelense, o brasileiro Neto Borges descontou. Com esta taça, os portistas chegaram a 18 títulos na competição, ultrapassando o Sporting na quantidade de títulos da competição.
O vencedor ganha vaga direta à fase de grupos da Liga Europa. A única restrição é que, caso o campeão já esteja classificado para a Liga dos Campeões, o terceiro lugar do campeonato nacional herda a vaga.
Maiores campeões
Para suceder o Campeonato de Portugal, a Taça de Portugal foi criada na temporada de 1938/39. Desde então tiveram 81 edições com 13 campeões distintos.

Outros campeões
2 títulos: Académica de Coimbra
1 título: Vitória de Guimarães, Leixões, Beira-Mar, Estrela da Amadora e Desportivo das Aves
*Considerando a Taça de Portugal a partir da temporada de 1938/39, sem levar em conta as épocas do Campeonato de Portugal
O primeiro vencedor da Taça de Portugal foi a Académica de Coimbra, em 1938/39. Enquanto o Benfica é o maior campeão com 26 títulos, sendo a única equipe a ter conseguido um tetracampeonato
A final da edição de 2022/23 está marcada para o dia 04 de junho, no Estádio do Jamor, sendo o último jogo da temporada. De uma lado da semifinal, temos Porto e Famalicão que enfrentarão os vencedores de Braga e Nacional.


