Com 3 a 0 no placar ainda nos 20 minutos iniciais, o time de Fernando Santos não teve muitas dificuldades para conseguir mais uma vitória
Depois de vencer o amistoso contra o Catar por 3 a 0, Portugal jogou, nesta terça (12), a sua 6ª partida nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O adversário foi a Seleção Luxemburguesa, que havia feito um confronto bem equilibrado, em março, quando se enfrentaram no jogo de ida. Porém, a competitividade demonstrada naquela partida, não se repetiu hoje no Estádio do Algarve.
Curiosamente, a Seleção Catari tem se preparado para o Mundial justamente realizando jogos amistosos sempre com a equipe do grupo A que folga na rodada, devido a quantidade ímpar de participantes. Inclusive, nesta terça (12), foi derrotada pela Irlanda por 4 a 0, em Dublin
Para este jogo, Fernando Santos não pôde contar com Diogo Jota que, com dores musculares, foi dispensado. Mas, Portugal nem sentiu falta do atacante do Liverpool. Logo aos 6 minutos, Bernardo Silva faz bela jogada individual pelo lado direito de ataque e é derrubado na risca da grande área. Pênalti marcado e Cristiano na bola. O maior artilheiro por seleções de todos os tempos, não desperdiçou a oportunidade e colocou no fundo do gol com um chute seco no meio da baliza.

Pouco tempo depois, a defesa de Luxemburgo se complica na saída de bola, Bruno Fernandes recupera e passa para Ronaldo. O camisa 7 faz jogada individual e é derrubado pelo goleiro Moris. CR7 estava novamente na marca da cal e marcou novamente. Dessa vez, precisou cobrar por duas vezes, já que na primeira houve dupla invasão.
Aos 17 minutos, mais um erro de saída de Luxemburgo. Goleiro Moris erra o passe, Palhinha aproveita, serve Bernardo que deixa Bruno Fernandes na cara do gol para fazer o terceiro do jogo. Em menos de 20 minutos, Portugal já matava o confronto.
Na volta do intervalo, ainda deu tempo para mais dois. Em cobrança de escanteio, Palhinha cabeçou mais alto do que todo mundo e marcou o quarto. Já no fim, o hat-trick de Cristiano. Rúben Neves levantou e, de cabeça, deu números finais ao placar: Portugal 5 a 0.

Essa partida que poderia ter um grande concorrente ao Prémio Puskás. Quem esteve no Estádio do Algarve, viu João Cancelo cruzar para Cristiano, que matou no peito, deixou a bola descer e deu uma belíssima bicicleta. Seria um golaço, mas Moris impediu a pintura do camisa 7, que ficou sem acreditar no que acabava de acontecer.
A Seleção de Luxemburgo é a maior vítima de Cristiano Ronaldo. O atacante português já marcou 9 gols diante dos Leões Vermelhos
Confronto contou também a estreia de Matheus Nunes e Rafael Leão em uma competição oficial e também com uma marca história de Rui Patrício. O atleta da Roma chegou à 100 partidas, aumentando ainda mais a marca de goleiro com mais jogos com a equipe das quinas.
A verdade é que o confronto se desenhou mais fácil do que imaginava diante das penalidades logo no início. Mas, Portugal conseguiu aproveitar as oportunidades e facilitar a noite portuguesa. Essa é a 5ª vitória consecutiva, sendo estes todos os jogos realizados depois da Eurocopa 2020.
No outro jogo do grupo, a Sérvia continua firme e forte na briga. Em Belgrado, os sérvios venceram o Azerbaijão por 3 a 1 e seguem na liderança. Os gols foram marcados por Vlahović, duas vezes, e Tadić. Makhmudov descontou para os azeris.
Na próxima rodada, que será disputada em novembro, Portugal vai até Dublin enfrentar a Irlanda e Azerbaijão e Luxemburgo fazem o outro jogo, com os sérvios descansando. Ou seja, será a oportunidade de Porutgal recuperar a liderança do grupo para garantir a vantagem do empate na derradeira rodada contra a Sérvia, em Alvalade.