Com lance polêmico e primeiro tempo irreconhecível, Benfica marca quatro gols em 20 minutos e a permanece invicto na temporada

O Benfica chegou à sua quinta vitória nos cinco jogos do campeonato português. Desta vez, a vítima foi o Santa Clara, nos Açores. O 5 a 0 contou com gols de Rodrinho Pinho, Darwin Núñez (2x), Rafa Silva e Yaremchuk, mas, o jogo teve dois tempos totalmente distintos que fazem com que o torcedor encarnado comemore, mas que fique também muito atento para as próximas exibições.

O primeiro tempo não condiz em nada com o resultado. O Santa Clara foi muito superior, criando mais jogadas de perigo. Até que chegou o lance capital. Em contra-ataque do time açoriano, o goleiro Vlachodimos levanta o pé na altura do pescoço do atacante adversário e faz a falta fora da área. O árbitro Rui Costa assinalou e puniu o grego com cartão amarelo. Há controvérsias em relação a cor do cartão porque o arqueiro era o último homem da defesa benfiquista e parou a jogada sem tocar na bola. Nessa altura, um Benfica reduzido a 10 jogadores e sem seu goleiro titular mudaria o rumo da partida.

A verdade é que, na cobrança da falta, a grande chance do Santa Clara. Lincoln cobrou a bola no travessão e quase abriu o marcador. Era o retrato do jogo: um Benfica apático e dominado pelo time dos Açores.

Entretanto, na primeira chance, o Benfica marcou. Rodrigo Pinho recebe pela ponta esquerda e sem pensar muito chuta para marcar o seu primeiro gol com a camisa do clube lisboeta. Aliás, essa foi a sua estreia como titular, tendo já participado na vitória por 2 a 1 contra o Tondela. No único chute a gol, o Benfica aproveitou.

O segundo tempo foi o oposto. O Benfica voltou a milhão e conseguiu não só aumentar o placar, mas consolidar a maior goleada do campeonato até agora. Tudo começou quando Cebolinha deu um excelente passe para Darwin Nuñez, que dominou e chutou de direita para marcar o segundo da partida.

Minutos depois, Rafa Silva marca o terceiro em belo chute de fora da área, sem chances para o goleiro Marco Pereira. O atacante atingiu a marca de 50 gols marcados com a camisa do clube e é o artilheiro na temporada com 4 gols marcados.

O quarto gol contou com a sorte. Darwin arriscou da entrada da área e a bola desviou em Boateng e morrendo no fundo do gol. E, para fechar, Yaremchuk marca o 5° depois de boa jogada entre Gedson e Grimaldo pela esquerda. O lateral cruzou rasteiro para o ucraniano marcar o seu segundo gol com a camisa encarnada.

Jogadores do Benfica comemorando um dos gols da vitória por 5 a 0 diante do Santa Clara, nos Açores.
Goleada encarnada contou com o reencontro de Darwin aos gols. (Reprodução: @SLBenfica)

Detalhe do jogo é que contou com a estreia de Valentino Lazaro. O lateral já começa fazendo história ao ser o primeiro austríaco a jogar no clube.

Em resumo, em cerca de 20 minutos, o Benfica fez 4 gols e alterou o panorama de uma partida que se desenhava complicada. O próximo desafio é a estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões contra o Dínamo, em Kiev. Para lá, o Benfica enfrentará mais uma longa viagem para a Ucrânia e terá que corrigir a postura do primeiro tempo do jogo de hoje, se quiser voltar à Lisboa com a vitória.