Em jogo com falta de criatividade e muitos erros por parte de Portugal, Irlanda abre o placar, mas vê Cristiano marcar duas vezes no fim e virar o jogo

Na tarde desta quarta (01), no Algarve, Portugal enfrentou a Irlanda na quarta partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Assim como nos jogos anteriores, a seleção de Fernando Santos esteve longe de ter um jogo tranquilo. Repetiram-se os mesmos problemas das últimas partidas tanto das Eliminatórias quanto pela Eurocopa: a falta de criatividade e padrão das jogadas no ataque.

O confronto começou agitado. Logo aos 10 minutos, Bruno Fernandes se antecipou a Hendrick dentro da área e foi derrubado pelo meia irlandês. O árbitro marcou com convicção à primeira vista, mas, com a chamada ao VAR e os minutos gastos, parece ter refletido no lance. Apesar disso, manteve a penalidade. Na bola, o homem do costume foi Cristiano Ronaldo. Ele tinha a oportunidade não só de abrir o marcador, mas também de quebrar mais um recorde. Desta vez, era se tornar o artilheiro isolado de todos os tempos por seleções.

O novo reforço do Manchester United foi pra bola e… defesa de Bazunu, goleiro irlândes de apenas 19 anos. Parecia que não seria hoje que CR7 quebraria mais um recorde. Antes do jogo, chegou a receber um troféu por ter sido o artilheiro da Eurocopa com 5 gols, ao lado do Schick da República Tcheca. Assim como ele, os jogadores portugueses não estavam tão inspirados e esbarravam na falta de pontaria e na boa atuação do sistema defensivo adversário. Diogo Jota foi o destaque dessa primeira parte com um bom chute de fora da área e uma cabeçada que foi na trave.

Mas, antes do árbitro encerrar os primeiros 45 minutos, Egan se antecipou a defesa portuguesa na cobrança do escanteio e abriu o placar. O zagueiro marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção da Irlanda, que marcava ali os seus primeiros pontos nas Eliminatórias.

O segundo tempo foi mais do mesmo. Portugal com a sua qualidade técnica superior, apesar de não estar no auge da sua organização, pressionava o adversário e criava chances. Fernando Santos começou a mexer no time e melhorou o meio campo.

Cristiano marca seu 111° gol com a camisa de Portugal e se torna o maior artilheiro por seleção de todos os tempos.
Cristiano marca seu 111° gol com a camisa de Portugal e se torna o maior artilheiro por seleção de todos os tempos. (Reprodução: @selecaoportugal)

Também neste confronto, Ronaldo igualou outro recorde: jogador europeu com mais jogos pela seleção. Agora, ao lado do espanhol Sergio Ramos, fica com 180 partidas.

Bem verdade que Portugal, mais uma vez, passou sufoco. Tanto pelas escolhas de Fernando Santos como pela falta de pontaria e criatividade do time. Entretanto, vale dar o mérito ao treinador que colocou João Mário e Gonçalo Guedes que deram, cada um, uma assistência para a reviravolta no placar. Uma derrota hoje complicaria demais a ida ao Catar, tendo em vista o bom desempenho sérvio e por Portugal ter um jogo a mais em relação aos oponentes.

Foi no sufoco, mas Portugal venceu, de virada, nos acréscimos a Irlanda.
Foi no sufoco, mas Portugal venceu, de virada, nos acréscimos a Irlanda. (Reprodução: @selecaoportugal)

De lição, a Seleção das Quinas tem mais uma oportunidade de rever o esquema tático, a montagem do sistema ofensivo, porque nem sempre será salvo pelo talento individual. Vale lembrar dos insucessos nas últimas Copas e também no recente europeu.

Pelo outro jogo do grupo, na Cidade de Luxemburgo, a equipe da casa venceu o Azerbaijão por 2 a 1. Mica Pinto e Gerson Rodrigues, de pênalti, abriram vantagem e Makhmudov descontou para os azeri. Com esse resultado, os Leões vermelhos – alcunha da seleção luxemburguesa – chegam a sua segunda vitória, vem sendo uma boa surpresa até então nas Eliminatórias e buscam a primeira participação em uma Copa do Mundo. A outra seleção do grupo, a Sérvia, folgou na devido ao número ímpar de seleção no grupo.

Na próxima rodada, será a vez de Portugal folgar, mas aproveitará para fazer um amistoso contra a seleção sede da próxima Copa, o Catar. E ficará também de olho em Irlanda e Azerbaijão, em Dublin, e Sérvia e Luxemburgo, em Belgrado, já que voltará na próxima terça-feira (07) a enfrentar o Azerbaijão, em Baku, pelas Eliminatórias.