Leões repetem o placar da final da Supertaça e começam bem o campeonato

Braga e Sporting fizeram o grande jogo desta segunda rodada da Liga Portuguesa. De um lado, o atual campeão português que buscava uma vitória importante jogando fora de casa contra um dos rivais diretos pelo título. Do outro lado, o Braga que terá mais um ano para se aproximar ainda mais dos três grandes e contou com o desfalque de Ricardo Horta, um dos melhores jogadores do time na última temporada.

Curioso que esse clássico tem se tornado um jogo de muitos reencontros. Os Leões tem procurado muitos jogadores do time bracarense como Paulinho e Ricardo Esgaio e até mesmo o treinador, Rúben Amorim.

O confronto no Estádio da Pedreira era o segundo entre as equipes na temporada. No último dia 31, ambos se enfrentaram pela final da Supertaça de Portugal com os Leões levando a melhor por 2 a 1. Na oportunidade Jovane Cabral e Pedro Gonçalves marcaram e essa informação será importante.

Sobre o jogo, no belo entardecer no norte de Portugal, o primeiro tempo foi muito abaixo do esperado. O Braga bem fechado defensivamente e buscando chamar o Sporting para o seu campo para criar espaços, mas que não surtiu efeito. Os comandados de Rúben Amorim exploravam, como de costume, os avanços pelas laterais. E deu certo. Com um cruzamento do lado direito de Ricardo Esgaio, Jovane Cabral completou de cabeça e abriu o placar. Foi a segunda assistência do lateral ex-Braga na competição e o segundo gol de Jovane contra os minhotos na temporada.

Na volta do intervalo, o Sporting esteve mais ligado. Em jogada pela esquerda Jovane passou para Pedro Gonçalves que dominou e chutou no canto de Mateus, que nada pôde fazer. Estava lá Sporting 2 a 0 no Braga. Da mesma forma que na Supertaça, Jovane e Pedro marcaram.

Jovane Cabral e Pedro Gonçalves marcam e Sporting vence o Braga.
Jovane Cabral e Pedro Gonçalves marcam na vitória do Sporting contra o Braga, na Pedreira (Reprodução @ligaportugal)

Com o placar reverso, o Braga de Carlos Carvalhal precisava mudar de postura e foi isso que fez. O treinador mexeu e colocou em campo peças que deram mais mobilidade ao ataque, porém ainda pecava na finalização e no bom sistema defensivo dos Leões. Na metade do segundo tempo, Rúben ainda lançou Matheus Reis a campo, mas o brasileiro acabou vendo um duplo amarelo e foi expulso. Com isso, Carvalhal mexeu ainda mais na frente. Ao fim, terminou o jogo com 4 avançados de ofício: Abel Ruiz, Iuri Medeiros, Mario González e Rui Fonte.

Destaque também para o nervosismo com a arbitragem por parte dos atletas dos minhotos. Bem verdade que o árbitro Luís Godinho esteve confuso nas suas marcações para ambos os lados e isso irritou bastante os jogadores.

A partida já ia se caminhando para o fim até que Fabiano, reforço para a lateral-direita bracarense, achou Abel Ruiz para cabecear e diminuir o placar. O Braga ainda fez uma pressão final, mas já era tarde. O jogo acabou 2 a 1 para os Leões.

De resumo, pode-se observar mais uma vez a solidez defensiva do Sporting. O trio de zagueiros esteve muito bem com Coates, Gonçalo Inácio e Feddal. E, quando nenhum deles conseguia cortar, lá estava Adán para salvar o emblema leonino. Na frente, parece inevitável a estrela e qualidade de Pedro Gonçalves. O avançado chegou ao 4° gol na temporada, sendo o 3° na Lia Portuguesa. É uma estrela a nascer em Portugal. Ao lado dele, Jovane Cabral também tem crescido muito e foi essencial com o gol e a assistência. Nos acréscimos contou com a estreia de Ugarte, a mais nova contratação vinda do Famalicão.

Do lado bracarense, bom retorno de Iuri Medeiros que tem a tendência a voltar a ser titular no ataque e a segurança que Al Musrati traz ao meio campo do time comandando todas as ações. Menção também para a regularidade e ofensividade de Fabiano, que promete fortalecer o sistema de Carvalhal. Já, para entrar entrar na história, Roger Fernandes, aos 15 anos, se tornou o jogador mais novo de todos os tempos a jogar a Liga Portuguesa.

O Braga conhece a sua primeira derrota e agora vai à Moreira de Cónegos tentar se recuperar diante do Moreirense na sexta (20). Já o Sporting recebe, em Alvalade, o Belenenses Sad no próximo sábado (21).