Com a expulsão de Braga, goleiro do Arouca, aos 8’, o Benfica dominou amplamente o jogo, mas pecou nas inúmeras oportunidades perdidas

Neste sábado (14), o Benfica recebeu o Arouca no Estádio da Luz, que teve a sua primeira partida com público, em 2021, pelo campeonato, após a pandemia de Covid-19. Os Encarnados vieram com um time bem modificado para o jogo desta segunda jornada. Jorge Jesus mexeu pensando já no meio da semana quando recebe o PSV Eidhoven pela Liga dos Campeões. Com isso, Yaremchuk estreou como titular e o esquema de dois zagueiros com Otamendi e Morato foram as principais alterações na equipe.

Do outro lado, o Arouca recém-promovido e bem organizado, mas que encontraria um árduo jogo pela frente. Confronto que ficou muito mais complicado depois da expulsão do goleiro Braga ainda nos minutos iniciais. Após o assistente levantar a bandeira, o arqueiro entendeu que tinha sido marcado o impedimento. Contudo, o árbitro principal não havia marcado e dado sequência ao lance. O goleiro brasileiro soltou a bola para a cobrança do tiro livre, mas Yaremchuk foi mais esperto e se adiantou. Para evitar o gol, o goleiro colocou a mão na bola fora da área. Após muita reclamação e análise do VAR, a decisão foi mantida e o Arouca reduzido a 10 jogadores antes dos dez minutos iniciais.

Depois disso, o jogo foi totalmente das águias. As oportunidades eram criadas, mas não convertidas. A defesa amarela parecia conseguir frear o Benfica e a sua dificuldade na conclusão das jogadas. Isso até o fim da primeira parte.

Aos 38’, em contra-ataque armado por Yaremchuk, o Benfica abriu o placar. O ucraniano arrancou e deixou Waldschmidt debaixo das traves para marcar o 1 a 0. Minutos depois, Pizzi cruzou e achou o mesmo Yaremchuk sozinho na área para marcar o segundo gol e decretar o placar final ainda no primeiro tempo.

Yaremchuk foi o nome da vitória por 2 a 0 sobre o Arouca.
Yaremchuk foi o nome da vitória d oBenfica diante do Arouca, no Estádio da Luz (Reprodução: @SLBenfica)

O segundo tempo serviu para Jorge Jesus poupar alguns jogadores e promover a rotação da equipe. Também foi possível perceber um problema que tem se repetido nos últimos jogos: a falta de pontaria. O time cria muitas oportunidades, mas não converte em gols.

Para saldo final, a boa atuação de Gil Dias que parece trazer mais competitividade pela lateral esquerda com Grimaldo, o regresso de André Almeida depois de quase 10 meses se recuperando de lesão e Meité. O Benfica não tinha um jogador de imposição física no meio como o francês e agora tem também alguém para revezar com Weigl. Mas, sem dúvidas, o grande nome do jogo é o ucraniano Yaremchuk que, com um gol e uma assistência, foi fundamental na segunda vitória encarnada na liga.

Bom jogo, mas que não deve ser um parâmetro para a temporada tendo em vista um Arouca reduzido a 10 jogadores. O desafio agora é bem mais complexo. Na próxima quarta (18), encara um invicto PSV de nomes como Götze, Madueke, Pröpper e Bruma. Já o Arouca, recebe o Famalicão na sexta (20) buscando a primeira vitória na volta à elite do Portuguesão.