Com segundo tempo eletrizante, Porto chegou até a virar o jogo, mas o gol foi anulado pelo VAR.
Pela 29ª rodada do Campeonato Português, o Porto foi até Moreira de Cónegos enfrentar o Moreirense, ainda na caça ao líder Sporting. Zaidu ainda é ausência na equipe de Sérgio Conceição, o que forçou o deslocamento de Manafá para a esquerda e Nanu entrando na lateral direita. Do outro lado, no meio da tabela, o Moreirense de Vasco Seabra ainda sonha com uma vaga europeia. Quem sabe podemos ver a equipe estrear no continente na primeira edição da Liga Conferência Europa da UEFA?
A primeira parte foi sonolenta como uma ressaca depois de um fim de semana. O Porto com muita posse de bola, mas não conseguia criar grandes oportunidades. Afinal, conseguiu acertar apenas uma vez a baliza de Pasinato nos primeiros 45’. Já o Moreirense conseguiu duas vezes. Aos 33, chegada perigosa pela esquerda com trama entre Rafael Martins e Yan. Mas, o lance de maior perigo foi aos 37’. Em jogada ensaiada de escanteio, Filipe Soares passou para David Simão que cruzou para Ferraresi completar e abrir o placar em Moreira de Cónegos. O central venezuelano, que está emprestado pelo Manchester City, estreou a marcar em Portugal e fez o golo solitário da primeira parte.
Mas já no início da segunda etapa, o Porto mostrou que a partida seria diferente. Logo no primeiro minuto, Taremi perdeu uma grande oportunidade na frente de Pasinato. Os dragões foram com tudo pra cima com Sérgio Oliveira e Marega, mas ambos também desperdiçaram. O atacante de Mali, inclusive, perdeu dentro da pequena área ao parar no goleiro e depois no poste.
Mudou a postura, mas o placar continuou o mesmo. Por isso, Conceição alterou o time colocando Toni Martínez e Luis Díaz nos lugares de Sérgio e Marega. Minutos depois, a baixa de Mbemba, que saiu lesionado, fez com que ele promovesse substituições novamente. Fábio Vieira no lugar do central machucado e Francisco Conceição por Tecatito, que fez mais uma partida apagada.
Mas a grande oportunidade foi do Moreirense. Depois de passe de Pepe, Uribe escorrega e deixa André Luis, que acabava de entrar, sozinho na frente de Marchesín. O atacante driblou o arqueiro e ficou com a baliza totalmente livre para chutar, porém Uribe se recuperou e tirou o segundo gol do time de Guimarães.
O jogo ia sendo perfeito para o Moreirense, Benfica e Sporting. Até que aos 85’, Martínez é lançado na área e é derrubado por Rosic. O árbitro Hugo Miguel não titubeou e assinalou a grande penalidade. Na marca da cal, Taremi empatou a partida no seu 12° gol no campeonato português. Vale lembrar que minutos antes, Francisco Conceição e Taremi reclamaram de pênaltis, mas nada a marcar. O iraniano ainda levou amarelo por simulação, mas desta vez, havia sido realmente em Martínez.

O Porto ainda tinha alguns minutos para fazer a reviravolta no placar. Até conseguiu com Martínez, para delírio dos portistas, mas por pouco tempo. O VAR analisou o lance e marcou o fora de jogo. Estava assim decretado o empate por 1-1, em Moreira de Cónegos.
Com esse resultado, chega aos 67 pontos, 6 a menos do líder Sporting e 4 a mais do que o Benfica, o terceiro colocado. Com isso, teremos ainda muitas emoções pela busca direta para a vaga na Champions e um passo crucial para os Leões conquistarem uma folga no topo da tabela, depois de pontos perdidos nas últimas rodadas.
Na próxima sexta (30), o Porto recebe o Famalicão e o Moreirense enfrenta o Vitória SC. Estamos a 5 jogos do fim, mas muita coisa em jogo. Este é o nosso Portuguesão.