O Tondela recebeu, neste sábado (10), o Porto pela 26ª rodada do Campeonato Português. Com gols de Toni Martínez e Taremi, os dragões mostraram sua superioridade e venceram por 2 a 0. Com a vitória, o Porto diminuiu sua distância para o líder Sporting, que tem um jogo a menos, para cinco pontos.
Porto com a cabeça na Champions League
Mesmo com seus atacantes titulares disponíveis, Sérgio Conceição escolheu poupar Marega e Taremi, já pensando no confronto de quarta-feira (14) contra o Chelsea, pelas quartas de final da Champions League. Depois da derrota por 2 a 0 na partida de ida, os dragões vão precisar de sua força ofensiva ao máximo para reverter o placar. Com isso, Evanílson, ex-Fluminense, e Toni Martínez formaram a dupla de ataque titular contra o Tondela.
Superioridade em campo refletida no placar
Jogando sobre um campo bastante molhado e que dificultava a troca de passes, Tondela e Porto tiveram que abusar dos lançamentos durante o primeiro tempo. Para a sorte dos torcedores dos dragões, esse é um dos pontos fortes da equipe de Sérgio Conceição e, aos 19 minutos, teve sucesso: Pepe lançou para Toni Martínez, titular pela primeira vez no campeonato, chutar cruzado e fazer o único gol da primeira etapa.
Já pelo lado dos Auriverdes, os 45 minutos iniciais não foram muito bons. Com apenas três finalizações, o Tondela só fez o goleiro Marchesin trabalhar uma vez, em chute de Jaume Grau. No geral, o trio de ataque foi pouco acionado e quando conseguiam a posse de bola não aproveitavam suas chances.
Na segunda etapa, o Tondela conseguiu acertar seu jogo e, durante os dez primeiros minutos, pressionou mais. Porém, a falta de objetividade não permitiu que os donos da casa empatassem a partida. Com esse panorama, aos 15 minutos, Sérgio Conceição colocou Luís Diaz e Sérgio Oliveira nos lugares de Toni Martínez e Uribe – trocas visando ter mais velocidade no ataque e controle do meio de campo. Já o Tondela apostava suas fichas em Salvador, o ponta esquerdo que era o único jogador que conseguia desafogar o ataque auriverde.
Para ganhar ritmo de jogo, Sérgio Conceição colocou Taremi para jogar e ganhar ritmo para o partida contra o Chelsea, visto que o atacante não jogou o primeiro jogo por conta de uma suspensão. Sem fazer gol desde fevereiro, Taremi entrou disposto a ampliar o placar e acabar com o jejum que já durava mais de um mês. E conseguiu: aos 28 minutos, aproveitou cruzamento que veio pela direita e sacramentou a vitória do Porto, que havia melhorado na partida depois das trocas.
