Com excelente partida de Seferovic, os Encarnados continuam na caça à vaga direta na Champions

Pela 26ª rodada do Campeonato Português, o Benfica visitou o Paços de Ferreira na Capital do Móvel. A equipe da casa contava com dois desfalques: o artilheiro Douglas Tanque e o também atacante Luther Sing. Do outro lado, Jorge Jesus optou pelo esquema com 3 zagueiros com Otamendi, Veríssimo e Vertonghen.

Nos minutos iniciais, um jogo bem truncado com nenhum dos dois times conseguindo tomar a dianteira do encontro. Ainda nos minutos iniciais, um choque entre Waldschmidt e Jordi, os encarnados reclamaram de grande penalidade, mas o árbitro Hugo Miguel sequer foi ao VAR. Contudo, no minuto 21, precisou ir até a cabine para rever um lance de Stephen Eustáquio. O médio canadense do Paços atingiu a perna de Weigl e mudou a cor do cartão: de amarelo para vermelho. Com isso, o Paços ficava reduzido a 10 jogadores desde a metade da primeira parte.

E não demorou muito para o Benfica aproveitar a superioridade numérica. Aos 37’, no erro de saída de bola de Luiz Carlos, Diogo Gonçalves chutou e fez o primeiro no campeonato e o primeiro do Benfica na partida. Minutos depois, Seferovic faz um passe espetacular de atrás do meio campo e acha Rafa Silva livre. O internacional português precisou apenas driblar Jordi e rematar já com a baliza vazia, marcando o 2-0. Mas a blitz do Benfica não parou por aqui. Nos acréscimos, Taarabt acha o suíço Seferovic para marcar o 3-0. Foram incríveis 3 gols em um intervalo de apenas 15 minutos.

Seferovic: o homem do jogo com 2 gols e 2 assistências (Benfica)

Já no segundo tempo, o jogo ficou mais cadenciado. O Benfica não abria mão de atacar, mas não com o mesmo ímpeto de antes. Jorge Jesus aproveitou também para dar mais minutos a alguns jogadores como Gilberto, que jogou bem avançado, assim como Grimaldo, no esquema de 3 defensores de Jorge Jesus.

O Paços que não tinha muito o que fazer além de se defender, buscava evitar que o estrago fosse ainda maior, mas não deu. Seferovic faz bem o papel de pivô, gira e finaliza de fora da área. Jordi até tenta, mas sem chances. O suíço marca o 16° gol na liga e assume a artilharia isolada, ultrapassando os 15 tentos de Pedro Gonçalves do Sporting.

No cair do pano, ainda houve tempo de Pizzi lançar Seferovic que agiu como garçom para Darwin marcar. O uruguaio consolidou o 5-0 e foi as lágrimas depois de marcar.

Apesar do resultado avassalador, vale uma menção honrosa para a boa exibição do guarda-redes Jordi. O brasileiro de 27 anos, revelado pelo Vasco da Gama, contribuiu com defesas fundamentais que impediram que o placar fosse ainda maior. Parou Waldschmidt e Rafa no primeiro tempo e, já na parte complementar, defendeu a falta de Grimaldo e chute de Everton Cebolinha.

Vitória importante do Benfica em um território muito complicado. Nesta temporada, somente o Sporting havia vencido o Paços de Ferreira na Capital do Móvel. Individualmente, uma exibição quase que perfeita de Haris Seferovic. Apesar das 4 ocasiões de fora de jogo (o popular impedimento), foi responsável por dois gols e duas assistências nessa noite ao norte de Portugal. O homem da partida para o suíço que contou com passes de classe de outro estrangeiro: o marroquino Taarabt. Ambos comandaram o meio campo do que, ao meu ver, foi a melhor exibição benfiquista na temporada. Jorge Jesus vem mostrando consolidação do time, que passou mais um jogo sem sofrer golos.

O Benfica volta a campo agora no próximo sábado (17) quando recebe a equipe do Gil Vicente no Estádio da Luz.