Fábio Vieira entrou e marcou o único gol da partida que dá os 3 pontos para Portugal
A seleção portuguesa deu um ótimo cartão de visitas na competição. Com um futebol bonito e efetivo conseguiu a primeira vitória na Euro Sub-21. Mas o jogo não foi tão fácil. Na primeira parte Portugal teve a posse de bola, trocando muitos passes curtos, mas não conseguia converter em tantos remates a gol. Com a linha alta de marcação, obrigava a Croácia a ficar no campo de defesa e optar pelas saídas de contra-ataque.
Esse foi um bom resumo dos primeiros 45’, que também contou com excelente exibição dos arqueiros. Diogo Costa demonstrou muita segurança junto com os dois centrais: Diogo Leite e Queirós. No inverso, o ataque perdia excelentes oportunidades. Vitinha, Tiago Tomás, Gedson e Pedro Gonçalves tiveram, cada um, uma oportunidade de abrir o marcador, mas falharam.
Na segunda etapa, manteve o mesmo script do jogo até que o técnico Rui Jorge decidiu intervir. Ao colocar Dany Mota, Chico Conceição e Fábio Vieira, Portugal vai mais a frente e consegue o gol único da partida. Dany faz excelente o papel de pivô, segurando a bola e aguardando Fábio aparecer livre na grande área. O médio do Porto dominou e fuzilou para fundo das redes, sem muitas chances para o guarda-redes croata. Aliás, Fábio Vieira entrou muito bem no encontro, o que não podemos dizer o mesmo de Daniel Bragança. O jogador do Sporting errou alguns passes e pareceu nervoso nessa estreia do torneio.

No jogo, vale destaque para a solidez do sistema defensivo português que não comprometeu em nenhum momento. Individualmente, grande atuação de Gedson Fernandes comandando o meio campo. Pelo lado croata, Lovro Majer, que se assemelha fisicamente com outro camisa 10 croata, Módric, era o jogador mais perigoso com passes decisivos e remates de média distância.
No fim, Gonçalo Ramos ainda entrou, mas sem muito tempo. O resultado já estava consolidado. A Croácia fez uma pressão ainda nos minutos finais, mas a Seleção das Quinas segurou o resultado, que poderia ainda ser maior. Diogo Leite recebeu sozinho na grande área, mas acabou isolando. O 2-0 poderia dar a liderança isolada do grupo para Portugal porque, pelo outro jogo do grupo, a Inglaterra perdeu para a Suíça por 1-0. Dan Ndoye fez o gol solitário da partida.
Na próxima rodada Portugal, no domingo (28), Portugal enfrenta a Inglaterra podendo chegar aos 6 pontos e praticamente colocar o pé na próxima fase. Será uma decisão para os ingleses, que se perderem, podem dar adeus a competição com uma rodada de antecedência. Croácia e Suíça fazem o outro jogo do grupo.