Com gols de Rafa Silva e Seferovic, Benfica passa a frente para a milionária vaga na Champions League

Se tem um time chegava com um melhor retrospecto na temporada para esse jogo, esse time era o Braga. Na primeira partida do campeonato, os comandados de Carlos Carvalhal venceram o Benfica, na Luz, por 3×2 e repetiram a vitória na Taça da Liga, uma 2×1 que tirou os encarnados da final da competição. Mas, como estamos falando de futebol, tudo isso final de fora, quando o árbitro apitou o início da partida.

Benfica veio diferente das partidas recentes. Jorge Jesus optou pelo esquema com 3 centrais, que já havia utilizado antes. Aliás, falando no sistema defensivo do Benfica, vale destacar a evolução. Nas últimas 5 partidas, não sofreu nenhum gol. Parece que a chegada de Lucas Veríssimo elevou a qualidade defensiva junto com Otamendi e Vertonghen.

Começando a partida, o Benfica foi soberano pela maior parte do tempo. Um jogo, de certa forma, tranquilo para as águias. Desde o princípio propondo o jogo e obrigando Mateus a fazer uma grande exibição. Primeiro, Grimaldo sai na frente do goleiro bracarense, mas para na grande defesa do guarda redes. Depois, Seferovic cabeceia e Mateus bloqueia. Na terceira, Rafa Silva sai na frente do gol, mas, dessa vez, o brasileiro não conseguiu intervir. Benfica 1-0 já nos descontos do primeiro tempo.

Antes disso, um momento importantíssimo do jogo foi a expulsão de Fransérgio. O Braga ficou reduzido a 10 jogadores, quando o médio viu o segundo amarelo após falta em Rafa. A verdade é que o Braga já não vinha bem, mas com um a menos, ficou ainda mais difícil para a equipe de Carlos Carvalhal, que tirou Abel para colocar João Novais.

Na segunda parte, João Novais carimbou o travessão de Helton Leite depois de cobrança de falta. A verdade é que a bola parecia não querer entrar em um dia que o Braga esteve pouco inspirado.

O Benfica passou pelo susto e manteve o ritmo até fazer o 2-0. Seferovic parece ter voltado aos tempos áureos e fez o 14° golo na Liga Portuguesa. Rafa lançou e o suíço só precisou deslocar Mateus para fazer o último golo do encontro.

Rafa e Seferovic marcam na vitória do Benfica. Reprodução: @SLBenfica

Depois disso a partida voltou ao ritmo de um domingo a noite. Veríssimo ainda saiu machucado, o que é motivo de muita preocupação para o torcedor encarnado, Seferovic ainda obrigou Mateus a fazer uma boa defesa depois de cabecear quase deitado e Sporar, que acabava de entrar, quase descontou para o Braga.

Resultado importantíssimo para o Benfica de Jorge Jesus que rouba a 3ª posição ao Braga. Posição esta que dá acesso as fases iniciais da Champions League, ou seja, além do prestígio desportivo, muito dinheiro para a equipe de Lisboa. Contudo, o Benfica não deve ficar por aí. Deve buscar a vice liderança do Porto para vislumbrar uma vaga direta na fase de grupos da competição. Para isso, contará muito com a solidez defensiva, com os gols da dupla Rafa-Seferovic e, principalmente, que o seu meio campo volte a brilhar. É isso que está faltando para o Benfica: o brilho de Pizzi, Taraabt, Gabriel, Everton e outros.

Benfica e Braga ainda se enfrentarão nessa temporada pela final da Taça de Portugal. Até lá, muita coisa pode mudar e até público pode ter nas bancadas. A promessa é que será uma partida que fechará com chave de ouro a época 2020/21.