Saiba como será a Eurocopa sub-21 que será única na história.

A edição limitada do Campeonato Europeu de Futebol Sub-21, ou melhor, a Eurocopa sub-21 será, com certeza, única na história. Com 2 meses de pausa entre a fase de grupos e o mata-mata, Espanha tentará defender o título rumo à Eslovênia, palco da final do torneio.

Quando vai ocorrer?

Pela primeira vez na história, uma edição da Eurocopa será dividida em duas períodos. A fase de grupos será disputada entre 24 e 31 de março. Já a fase final será disputada entre 31 de maio até o dia 6 de junho de 2021, a data da grande final.

Como vai funcionar a competição?

O formato da competição serão as 16 seleções qualificadas divididas em 4 grupos, sendo que os dois melhores de cada grupo avançam a fase seguinte. As 8 seleções classificadas se enfrentam, em jogo único, até chegar a grande final em Ljubljana, na Eslovênia.

Os quatro grupos dessa edição de 2021. Reprodução UEFA

Onde serão disputados os jogos?

A Eurocopa 2021 será disputada em dois países: Hungria e Eslovênia. E contará com dois grandes goleiros como embaixadores da competição: o húngaro Gulácsi do RB Leipzig e o esloveno Jan Oblak do Atlético de Madrid.

Sobre as sedes, tanto a Hungria quanto a Eslovênia contarão com 4 estádios para a competição desde a fase de grupos até a parte eliminatória. Se quiser conhecer mais sobre os demais estádios da Euro Sub-21. Acesse.

Destaque é para o Estádio Stožice palco da grande final. Localizado no norte do centro da Liubliana, capital da Eslovênia, o estádio tem capacidade para 16.100 torcedores costumeiramente do Olimpija Ljubljana, equipe da casa.

Inaugurado em 2010, é também a casa da seleção eslovena, que inaugurou em um amistoso entre Eslovênia e Austrália no dia 11 de agosto daquele ano. Além da final, o estádio receberá uma partida das quartas de final e dois jogos da fase de grupos: Portugal x Inglaterra e Portugal e Suíça.

Os jogos terão público?

Até o momento, a UEFA, entidade organizadora da competição, confirmou que os jogos da fase de grupos serão realizados a portas fechadas. Contudo, ainda deixa em aberto como serão as partidas da fase eliminatória a depender do nível de controle da pandemia de COVID-19 nos países.

Atual campeã

A Espanha é a atual campeã da Eurocopa sub-21 ao vencer a Alemanha por 2×1. Gols de Fabián Ruiz (atualmente no Napoli) e Dani Olmo (RB Leipzig) com Amiri (Bayer 04 Leverkusen) descontando para os alemães.

Uma prova que a competição é o futuro do futebol internacional, alguns jogadores que disputaram essa final vão ganhando protagonismo nos seus clubes. Por exemplo, Luca Waldschmidt, artilheiro da edição com 7 gols, transferiu-se para o Benfica, sendo um dos pilares do ataque de um dos maiores clubes portugueses. Outros jogadores a nível mundial como Dani Ceballos, hoje no Arsenal, Oyarzabal titular da Real Sociedad e Dahoud no Borussia Dortmund exemplificam que grandes clubes ficam de olho na competição.

Maiores campeões

Desde 1978, quando a competição adotou o limite de 21 anos de idade, foram realizadas 22 edições, lembrando que é um torneio que ocorre a cada 2 anos.

Itália e Espanha: 5 títulos

Alemanha, União Soviética, Países Baixos e Inglaterra: 2 títulos

República Tcheca, Suécia e França: 1 título

Favoritas ao título

Sem dúvidas algumas seleções chegam muito forte nessa competição. A primeira delas é a Espanha. Atual campeã do torneio, a Fúria chega forte na defesa do título. Depois de 9 vitórias e 1 empate na eliminatória chega forte comandada por Brahim Díaz. Outra seleção que teve o mesmo retrospecto para chegar na competição foi a Inglaterra. Com jogadores mais badalados como Hudson-Odoi, Curtis Jones, Nketiah e Musiala, os ingleses chegam forte em busca do 3° título na história.

Portugal e Holanda também chegam muito forte na competição que será, sem dúvidas, muito boa e que trará os olhos de muitos clubes para as promessas do futebol internacional.